Apartamento do ex-governador do Rio é arrombado
PUBLICAÇÃO
domingo, 10 de outubro de 1999
Por Roberta Jansen 
Rio, 11 (AE) - O apartamento do ex-governador Marcello Alencar, em São Conrado, na zona sul do Rio, foi arrombado durante o fim de semana. Os ladrões levaram cerca de 20 relógios da coleção de Alencar, R$ 2.000 em espécie, duas armas e várias jóias de sua mulher, Célia Alencar. O casal estava em Petrópolis desde sexta-feira e o roubo só foi percebido hoje de manhã. "A violência está se sofisticando, as coisas não podem continuar assim", afirmou Alencar, ao criticar a política de segurança pública de seu sucessor, Anthony Garotinho.
O casal ainda não sabe ao certo o total do prejuízo, mas
além das jóias e do dinheiro, possuia relógios de marcas caras. "Não tocamos em nada para não atrapalhar o trabalho da polícia", explicou Alencar. O quarto do casal e o do filho, Marcos André, foram totalmente revirados. O ex-governador não descartou a hipótese de o crime ter tido motivação política. "Somente quando examinar meus documentos particulares vou poder afirmar isso com segurança", disse. "Mas, em princípio, me parece um roubo comum".
A polícia trabalha com a hipótese de o arrombamento ter ocorrido na tarde de domingo. O apartamento que fica no mesmo andar do do ex-governador está à venda e dois homens e uma mulher estiveram no prédio nesse dia para visitá-lo. A proprietária do imóvel, no entanto, negou ter dado autorização para que alguém entrasse no apartamento. O chefe da segurança do prédio, Antônio Carlos Miller, que deu autorização para as pessoas subirem, está ajudando a polícia a fazer um retrato falado dos suspeitos.
Tudo indica que os ladrões tinham conhecimento dos bens guardados no apartamento. "Só arrombaram as duas portas do armário em que eu guardava os relógios, as jóias e as armas", contou Célia Alencar. Nenhum eletrodoméstico foi roubado. "Levaram apenas coisas que pudessem carregar sem chamar atenção", disse o ex-governador. O apartamento foi o único do prédio todo a ser arrombado. Não há câmaras de segurança nos andares.
Segurança - Por causa do roubo, Alencar criticou duramente a política de segurança pública de Garotinho. "Ele se considera a maior autoridade em segurança pública", afirmou o ex-governador
referindo-se a seu sucessor. "Acho que está totalmente equivocado". Segundo Alencar, o governo atual deixa muito claro que não confia na polícia, o que faz com que o povo também não confie. "Não adianta desmoralizar a polícia", disse.
Na avaliação de Alencar, a violência no Estado aumentou, voltando aos mesmos patamares da época do governo de Leonel Brizola (PDT) - mesmo partido do atual governador. A assessoria do governador Anthony Garotinho disse hoje que ele não iria comentar o caso.


