São Paulo - O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida espera atrair aproximadamente 207 mil fiéis neste final de semana. A Basílica de Aparecida (167 km de SP) deve ser visitada por 97 mil devotos hoje e outros 110 mil no domingo.
Na noite de amanhã, 20 mil pessoas devem acompanhar a procissão até o porto de Itaguaçu, às margens do rio Paraíba do Sul, onde pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora, em 1717.
Por volta das 20h30, após a novena solene, os fiéis sairão do santuário para percorrer, cantando e rezando, cerca de 2,5 km a pé até o rio. No ano passado a procissão foi realizada na segunda-feira, no dia anterior ao da Padroeira, e levou 10 mil fiéis ao Paraíba do Sul. Agora, a organização do evento optou por mudar a data para sábado porque o feriado cairá na quarta-feira. Outras novidades deste ano são o novo sistema de som e um novo painel instalado na ala norte da basílica.
Uma réplica da santa faz o trajeto carregada por vários homens e cercada de fiéis com velas acesas nas mãos. A imagem original, protegida por uma redoma de vidro, pode ser vista pelo público, mas nunca é retirada do trono.
Um grupo de 73 romeiros de Barueri (Grande SP) foi impedido de fazer a peregrinação até Aparecida durante sete horas. Por volta das 9 horas de ontem, eles foram barrados pela Polícia Rodoviária Federal quando caminhavam a pé pela rodovia Presidente Dutra. O motivo foi falta de segurança. Foi a primeira vez em 18 anos de romaria que o líder do grupo, Vicente de Paula do Nascimento, 45 anos, foi impedido de caminhar.

mockup