Anvisa interdita remédio produzido pela UEM
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 09 de agosto de 2004
Equipe da Folha 
Curitiba- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na semana passada, a suspensão da propaganda do produto Fybersan Plus e a interdição cautelar de lotes de dois medicamentos que foram reprovados em análises laboratoriais. Caso desrespeitem a legislação, as empresas poderão ser autuadas de acordo com a Lei nº 6.437/77, que prevê desde notificação até multas que vão de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. As informações são da assessoria de imprensa da Anvisa.
Um desses medicamentos é fabricado pela Fundação Universidade Estadual de Maringá (UEM). É o anti-hipertensivo Lepemc Captopril, comprimidos de 25 mg. O Lepemc teve os lotes nº 030803, 031201 e 031204 com alteração do cheiro e teor de princípio ativo abaixo do especificado. O problema foi identificado pela Vigilância Sanitária do Paraná. A assessoria de imprensa da UEM informou que o reitor Gilberto Cezar Pavanelli estava viajando ontem e falará amanhã sobre o problema.
No caso do antibiótico Benzatron 1.200.000 UI, lote nº8473C, fabricado pela empresa Ariston Indústrias Químicas e Farmacêuticas Ltda, o pó injetável não dissolvia totalmente e apresentou teor do princípio ativo abaixo do especificado. A análise foi solicitada pela Vigilância Sanitária de Betim, em Minas Gerais.
Recomenda-se que, caso o paciente tenha esses lotes dos medicamentos em casa, não os utilize e entre em contato com a Vigilância Sanitária mais próxima ou com a Secretaria Municipal de Saúde.
As irregularidades encontradas na propaganda do Fybersan Plus são as mesmas identificadas em junho deste ano, quando a Anvisa determinou a suspensão da propaganda do Fybersan. É a terceira vez que a Polymar é autuada pela Anvisa por fazer propaganda fora dos padrões, alegando propriedades terapêuticas de emagrecimento em seus produtos.
Entre elas estão a promessa de propriedades medicinais, exclusiva de medicamentos, e a ausência da frase de advertência: ''Pessoas alérgicas a peixe e produtos de pesca devem evitar o consumo deste produto''. O Fybersan Plus tem em sua composição a quitosana (substância retirada de crustáceos) e é registrado como alimento com alegações de propriedades funcionais ou de saúde.
Produtos à base de quitosana podem apresentar alegações referentes ao controle de peso, desde que apresentem frases na embalagem e na propaganda que deixem claro a associação da ação do produto a uma dieta com baixa quantidade de calorias.


