Anvisa interdita lotes de anticoncepcional
PUBLICAÇÃO
sábado, 10 de novembro de 2007
Folhapress 
São Paulo- A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Secretaria da Saúde de São Paulo determinaram a interdição de todos os lotes do anticoncepcional injetável Contracep, fabricado pela EMS-Sigma Pharma. Ontem, a Vigilância Sanitária do Estado havia terminado a interdição cautelar de três lotes do medicamento. No entanto, hoje a o órgão e a Anvisa anunciaram que todos os lotes estão interditados para que a investigação sobre a eficácia do anticoncepcional seja aprofundada.
Novas amostras do produto serão encaminhadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, responsável por identificar o problema. Enquanto isso, ficam suspensos o uso, comercialização e distribuição do anticoncepcional. Em São Paulo, a vigilância encaminhou um comunicado de alerta a laboratórios e vigilâncias sanitárias municipais. A previsão é de que as análises estejam concluídas em aproximadamente 30 dias.
De acordo com a secretaria, testes realizados nos lotes 080501-1, 080496-1 e 087359-1 identificaram que as ampolas apresentavam quantidade de hormônio --medroxiprogesterona-- inferior ao previsto, o que pode comprometer a eficácia do produto.
A recomendação para as mulheres que compraram qualquer lote do Contracep é usar camisinha e procurar orientação médica para substituir o medicamento enquanto a investigação do instituto não for concluída.


