O antigo Hospital São José de Apucarana, onde atualmente funciona a Autarquia Municipal de Saúde, será reformado e readequado e se tornará o H.A. (Hospital de Apucarana). A versão final do projeto arquitetônico foi apresentada em reunião técnica realizada no gabinete municipal por membros da comissão especial responsável pela obra nesta sexta-feira (14) e foi chancelada pelo prefeito.

 A versão final do projeto arquitetônico foi apresentada em reunião técnica realizada no gabinete municipal por membros da comissão especial responsável pela obra nesta sexta-feira (14).
A versão final do projeto arquitetônico foi apresentada em reunião técnica realizada no gabinete municipal por membros da comissão especial responsável pela obra nesta sexta-feira (14). | Foto: Divulgação/Prefeitura de Apucarana

A primeira etapa da obra prevê que a capacidade do prédio será de 40 leitos clínicos e 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva); e, numa segunda etapa, a partir da ampliação, passará a dispor de uma capacidade total de 100 leitos.

“Além de uma usina para produção de oxigênio, vai dispor de um centro cirúrgico, com duas salas de cirurgia, 12 ambulatórios, refeitório para os funcionários e instalações apropriadas para atender a população. Uma obra totalmente dentro das normas de acessibilidade, com mais de 43 vagas de estacionamento”, revelou o prefeito Júnior da Femac, salientando que a equipe responsável pelo projeto também ouviu profissionais da saúde para colher sugestões.

A primeira etapa da obra prevê que a capacidade do prédio será de 40 leitos clínicos e 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva); e, numa segunda etapa, a partir da ampliação, passará a dispor de uma capacidade total de 100 leitos.
A primeira etapa da obra prevê que a capacidade do prédio será de 40 leitos clínicos e 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva); e, numa segunda etapa, a partir da ampliação, passará a dispor de uma capacidade total de 100 leitos. | Foto: Divulgação/Prefeitura de Apucarana

Com a aprovação do projeto definitivo, afirma o prefeito, os trabalhos da comissão avançam. “Trata-se de um grande passo rumo à licitação da reforma e ampliação do prédio. Partimos agora para a realização dos projetos complementares, que envolvem prevenção de incêndio, elétrico e hidráulico, entre outros, e acredito que nos próximos 60 dias poderemos lançar edital de licitação”, declarou o prefeito Júnior da Femac.

A expectativa é de que a primeira etapa do hospital seja concluída no segundo semestre de 2022, com a reforma geral das instalações, incluindo rede de gás, sistema de prevenção de incêndio e redes elétrica e hidráulica, além de novos elevadores. O investimento será de aproximadamente R$ 10 milhões.

A obra prevê a reforma de 2.259 m², 409 m² de rampas, 421 m² de áreas cobertas de acessibilidade e 718 m² de ampliação. No total o futuro hospital terá área total de 3.807 metros quadrados, sendo o térreo mais três pavimentos.

Com o início do projeto, a sede da Autarquia Municipal de Saúde já está sendo deslocada o prédio onde funcionava a Autarquia Municipal de Educação (AME) que, por sua vez, começou nesta semana a se mudar para nova sede própria nas antigas instalações do Colégio Cristão PLGD, junto ao Parque Municipal Jaboti.