Anfavea anuncia aumento de preços a partir de 28 de agosto
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 13 de julho de 1999
Por Ivana Moreira e Marli Olmos 
São Paulo, 14 (AE) - O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), José Carlos Pinheiro Neto, disse hoje que os preços dos carros deverão ter aumento a partir do dia 28 de agosto, quando encerra-se o acordo emergencial, que congelou os preços desde começo de junho. Segundo ele, além da elevação dos impostos, decorrente do fim do acordo, as montadoras deverão repassar o reajustes de tarifas - como a de energia elétrica.
Pinheiro Neto não acredita na possibilidade de prorrogação do acordo emergencial que reduziu as alíquotas do Imposto sobre Produto Industrial (IPI). "Estou me baseando nas palavras do presidente Fernando Henrique durante nosso último encontro." O presidente da Anfavea rebateu a acusação do presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave), Hugo Maia, de que as montadoras estão fazendo "enriquecimento ilícito".
"A manifestação de Hugo Maia é uma bobagem", disse. "Hoje a garantia de lucro é privilégio de empresário competente", destacou. O presidente da Fenabrave declarou que os fabricantes fixaram preços acima da capacidade dos consumidores, provocando alto estoque nas concessionárias.
Em contraposição às acusações de Maia, o presidente da Anfavea apresentou os números dos primeiros 10 dias de julho comparados ao mesmo período de junho. A venda a varejo (das concessionárias) em julho foi 6% maior que a de junho: foram 17.304 carros contra 16. 313 do mesmo período no mês anterior.
A venda do atacado (das montadoras), no entanto, teve comportamento inverso. Nos dez primeiros dias de junho foram comercializadas 21.303 unidades e no mesmo período de julho 19.103. "Os números respondem", disse. Segundo Pinheiro Neto, o estoque nas concessionários em junho de 1998 foi de 123.318 veículos. No mesmo mês este ano o total foi de 93.761.
Minas - O presidente da Anfavea esteve hoje em Belo Horizonte para um encontro com o governador Itamar Franco (PMDB). O representante das montadoras obteve de Itamar garantia de redução do ICMS mo programa de renovação da frota que a indústria pretende ver lançado até o final do ano.
Segundo Pinheiro Neto, o governador demostrou estar de acordo. "Itamar Franco e Mário Covas estão sendo excepcionais"
destacou. Pinheiro Neto afirmou que o principal entrave hoje fica por conta do governo federal. A direção da Anfavea vai esperar a definição dos novos ministérios para ir a Brasília discutir o programa de renovação da frota.
Segundo Pinheiro Neto, a indústria quer discutir com a esfera federal as questões ligadas aos processos de sucateamento dos carros velhos. A direção da Anfavea está fazendo uma peregrinação pelos Estados para convencer os governadores a reduzir o ICMS.
O governador Mário Covas está disposto a manter a alíquota em 9,5% também na renovação da frota. O ICMS dos carros vendidos em São Paulo foi reduzido de 12% para 9,5% no acordo emergencial, em vigor desde o início do mês passado.
Na época a indústria não obteve a adesão dos demais Estados e hoje vigoram no País quatro diferentes alíquotas de ICMS para carros - 9,5%, 12%, 17% 18%.


