São Paulo, 26 (AE) - O novo desvio da pista sul da Rodovia Anchieta, no km 42, deve ser aberto durante o carnaval e voltará a ser fechado, após o feriado, para a conclusão das obras. A Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, estima que de 380 mil a 480 mil veículos devam seguir em direção à Baixada nesse período.
Segundo o presidente da Ecovias, Irineu Meireles, 300 operários estão trabalhando 24 horas por dia para asfaltar e pintar o novo trecho. Além disso, serão colocadas estacas de contenção no trecho para evitar o deslizamento de encostas da Serra do Mar, onde se localiza a rodovia.
"Seria leviano de minha parte dizer que não vai haver escorregamento", disse Meireles. "Se chover, chover e chover pode ter, sim."O presidente garantiu, no entanto, que, mesmo que chova durante esta semana, as obras preliminares para o carnaval deverão estar concluídas até a madrugada de quinta-feira.
A concessionária não decidiu se o trecho da pista sul voltará a ser fechado na terça ou na quarta-feira após o feriado. Tudo dependerá do volume de veículos em direção a São Paulo, informou a Assessoria de Imprensa da Ecovias.
Depois do carnaval, serão retomadas as obras de deslocamento da pista para a esquerda, com a criação de um acostamento de 8 metros de largura na direita, no sentido litoral. "Ainda faltam ser retirados 100 mil metros cúbicos de terra para a conclusão da obra."
Fissuras - Em dezembro, deslizamentos de terra provocaram a abertura de trincas, fissuras e uma rachadura na pista sul da Anchieta, na altura do km 42. A interdição causou uma série de congestionamentos. O desvio vinha sendo usado apenas nos fins de semana: a abertura era feita às sextas-feiras e o fechamento, às segundas-feiras. Uma trinca no desvio voltou a interditar a pista nos últimos dez dias.