São Paulo, 13 (AE) - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não tem a função de analisar ou apontar problemas técnicos na telefonia do País, como o caso das ligações à distância (DDD), "por isso é preciso que as operadoras se reúnam e criem um comitê com esse fim", alertou hoje o especialista em telecomunicações Etevaldo Siqueira.
"O órgão não vai substituir a Telebrás. Ela fazia o acompanhamento técnico de todo o sistema. A Lei Geral das Telecomunicações deu atribuições à Anatel de ser reguladora, fiscalizadora e detentora da concessão, nada mais. Não há pessoas especializadas para analisar a questão técnica. Ela pode até pedir relatórios para as operadoras, mas como são documentos técnicos, há complicações evidentes nesse caso", disse ele.
Para Siqueira, "as companhias privatizadas deveriam constituir um Comitê Gestor, para cuidar da questão técnica. Isso sem dúvida alguma reduziria os problemas técnicos."
O especialista disse que é favorável, no caso da disputa no DDD, que a mudança fosse gradual, como ocorre no Japão. "Por que não começar gradualmente, por exemplo, fazendo apenas o interior de São Paulo e outras regiões e depois se chegando as demais áreas?", questiona
Ele lembrou que foram necessárias alterações nos softwares de 13 mil centrais telefônicas fixas no País, que englobam 22 milhões de linhas telefônicas.

mockup