Belgrado, 23 (AE-AP) - Um ex-porta-voz do exército iugoslavo que passou para a oposição expressou dúvidas de que o presidente Slobodan Milosevic esteja por trás da última escalada de violência no norte de Kosovo, como acusam a Otan e os americanos.
"Realisticamente, Milosevic não poderia fazer, mesmo se quisesse, o que o estão acusando de estar fazendo", disse Ljubodrag Stojadinovic. "O homem (Milosevic) pode realmente estar pronto para fazer todo tipo de coisa, mas dizer que ele criou os recentes eventos em Mitrovica é ridículo".
Stojadinovic renunciou como o principal porta-voz do exército iugoslavo em 1995 por causa de sua oposição à liderança de Milosevic.
Num comentário publicado na página de opinião de hoje do jornal Glas, de Belgrado, Stojadinovic, agora um analista militar privado, afirmou que "a orientação de Milosevic agora é preservar o poder no resto da Sérvia. Ele não tem interesse em Kosovo assim como em outras áreas nas quais ele perdeu o controle".
Depois do êxodo do ano passado de sérvios de Kosovo, o maior encrave remanescente sérvio na província agora controlada pela Otan é a cidade de Mitrovica, onde cerca de 9 mil sérvios e 90 mil albaneses étnicos vivem separadamente nas margens opostas de um rio que atravessa a cidade.
Stojadinovic disse que qualquer escalada das tensões irá levar no fim à fuga de mais sérvios da província de maioria albanesa e "se Mitrovica ficar sem sérvios, então outros encraves sérvios cairão como dominós".
"Além disso", escreveu Stojadinovic, "sérvios ainda vivendo em bolsões isolados perderam toda a confiança em Milosevic".
Comentando sobre as percebidas diferenças entre tropas da França e dos EUA no trato da situação na cidade, Stojadinovic afirmou que os franceses tentam proteger os sérvios "da selvagem ofensiva chauvinista", enquanto que a política americana, segundo ele, é "conseguir sucesso na missão, eliminar qualquer fonte de atrito...mesmo que isto signifique eliminar encraves sérvios".

mockup