São Paulo, 30 (AE) - A escritora brasileira Ana Maria Machado vai receber do Conselho Internacional de Livros Infanto-Juvenis o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante do mundo na área de literatura para o público jovem. O ilustrador britânico Anthony Browe também vai ganhar o prêmio, que será entregue em setembro, na Colômbia.
Segundo o corpo de jurados que escolhe os escritores a cada dois anos, Ana Maria é "uma mestra da musicalidade do idioma português". O reconhecimento internacional coroa uma carreira que teve início há 30 anos, quando Ana Maria começou a encantar os leitores mirins com seu texto objetivo, direto e criativo.
Ela começou a trajetória literária em 1969, no Rio, com participações na revista infantil "Recreio", que se tornou um marco editorial. Desde então, publicou 105 livros, dos quais 96 para crianças. Na época, dava aulas de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)."O que escrevo fica simples de tanto eu tirar o supérfluo", definiu Ana Maria recentemente. "Adoro pronomes bem colocados, questões linguísticas, vocabulário elaborado; ser simples não significa lançar mão de simplificações tatibitates."