Americanos atacados por irada multidão sérvia em Kosovo
PUBLICAÇÃO
sábado, 19 de fevereiro de 2000
KOSOVSKA MITROVICA, Iugoslávia, 20 (AE-AP) - Uma irada multidão de sérvios jogou hoje (20) pedras e tijolos contra soldados de paz americanos enquanto eles vasculhavam casas como parte de uma grande operação de tropas da Otan para confiscar armas ilegais nesta cidade, numa tentativa de conter a persistente espiral de violência.
O tenente-coronel francês Patrick Chanliau, um porta-voz, disse a repórteres que depois de um dia de trabalho soldados de uma dezena de países da força de paz liderada pela Otan não encontraram armas na parte sul da etnicamente dividida cidade separada pelo rio Ibar, onde a maioria albanesa étnica vive.
Na parte norte predominantemente sérvia, onde os americanos foram atacados pela irada multidão, ele afirmou que soldados encontraram 10 fuzis AK-47, quatro M48, uma pistola automática, sete blocos de explosivo plástico, 18 pentes de munição, uma granada, uma metralhadora e muita munição.
Uma pessoa foi presa, mas Chanliau não revelou sua etnia. Dois soldados de paz americanos foram feridos, um teve o nariz quebrado e outro, um dente partido. Três sérvios também sofreram ferimentos, disse ele.
Referindo-se ao apedrejamento, Chanliau afirmou que "toda pedra jogada contra soldados americanos é como se fosse uma pedra jogada contra um soldado francês ou alemão... existe apenas uma Kfor", a sigla da Força Internacional de Kosovo. "Talvez alguns queiram nos dividir, mas não funciona".
Nas últimas semanas, nove pessoas foram mortas e dezenas, feridas em Kosovska Mitrovica. Os recentes confrontos entre as duas etnicas tiveram início quando um granada foi lançada contra um ônibus da ONU transportando sérvios, matando dois idosos.
Albaneses étnicos criticam as tropas francesas por não oferecerem segurança a eles na parte norte, sérvia, da cidade.
Os americanos, que estavam vasculhando com alemães casas e outros prédios na parte norte, defrontaram-se com uma multidão sérvia cada vez mais hostil, que começou a jogar bolas de neve em seus veículos blindados. Depois, passaram a jogar pedras e tijolos. A multidão mirava especificamente os americanos, poupando os soldados de paz de outras nacionalidades.
Autoridades sérvias reclamaram duramente de supostas violências e intimidações cometidas pelos americanos. "Os americanos derrubaram portas, destruíram mobílias. Não há razão para tal tipo de comportamento", disse Oliver Ivanovic, um líder local sérvio.
No meio da manhã, alguns americanos partiram em direção à parte sul, etnicamente albanesa, da cidade, em oito blindados de deslocamento de tropas sob uma chuva de pedras e tijolos. O resto dos americanos os seguiram menos de cinco horas depois que as buscas haviam começado.