Ambientalistas protestam contra urânio no Rio
PUBLICAÇÃO
sábado, 24 de janeiro de 2004
Agência Estado 
Rio - Integrantes do Partido Verde fizeram ontem protesto em frente ao Ministério Público Federal contra a chegada do navio dinamarquês Jens Nu Munk ao Porto do Rio, na Baía de Guanabara, com carga de 41,9 toneladas de urânio enriquecido e 113 toneladas de concentrado de urânio. O deputado estadual Alessandro Calazans (PV) pediu abertura de inquérito de ação civil para punir os responsáveis pelo transporte do urânio na Baía de Guanabara.
Ele lembra que a área é considerada de preservação permanente pelo artigo 268 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro. O deputado criticou ainda a falta de um Plano de Emergência Individual, já que se tratava de transporte marítimo de produtos perigosos.
''O plano emergencial foi apresentado às autoridades internacionais para que aprovassem a saída do navio da Holanda. Aqui ele foi inspecionado pela Marinha, antes de atracar, e há um plano de transporte terrestre aprovado pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear)'', afirmou o gerente de Meio Ambiente das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Robson Spinelli.
O urânio enriquecido foi encomendado pela INB e deveria seguir na noite de ontem para a fábrica de Resende (RJ), onde será transformado em combustível nuclear, para abastecer as usinas de Angra 1 e 2.


