A expectativa de fazer a prova do Enem pode ser um momento estressante na vida de um aluno. Neste momento, às vésperas da prova, não há como recuperar o tempo perdido, mas é o momento de acreditar no que absorveu dos estudos ao longo dos anos. A candidata Catarina Franco Seco, 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Marista de Londrina, afirmou que se preparou para a prova seguindo o planejamento de sua escola. “Fui estudando em casa, acompanhando o ensino do colégio. Nos últimos dias, eles fizeram plantões quase que diariamente de todas as matérias, com exercícios e tudo mais. Muitos professores já pegam os principais temas que vão cair na prova e direcionam as aulas”, destacou.

 A candidata Catarina Franco Seco usará a nota do Enem para concorrer a uma vaga no curso de Medicina.
A candidata Catarina Franco Seco usará a nota do Enem para concorrer a uma vaga no curso de Medicina. | Foto: Arquivo pessoal/Catarina Franco Seco

Ela relatou que fará a prova na Universidade Positivo e que é a primeira vez que faz o Enem. “Eu admito que estou um pouco nervosa. Eu não sei muito bem o que esperar. Eu já fiz outros vestibulares antes, mas eu fico nervosa. Há algumas regras no Enem que são mais específicas, como a questão de poder usar somente uma cor de caneta, não poder usar o lápis. Isso deixa a gente com aquela tensão. Será que eu estou preparada? Será que eu vou cometer algum erro? Como é que vai ser? Fica aquele nervoso também de ser uma prova que já está valendo”, declarou.

Ela explicou que nos simulados não levou tanto tempo para resolver as questões, mas ainda há a dúvida se na prova para valer vai dar tempo de resolver tudo. “Será que eu não vou me enbananar? Para fazer a redação estou um pouco nervosa. Eu tenho expectativas de ir bem, porque é uma prova bem interpretativa. Na teoria não é tão difícil, mas ela é grande e muito pesada.”

CONFIANTE

Daniel Funes Ferreira, 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Marista, também vai realizar a prova do Enem na Universidade Positivo. “Eu fui pegando dicas que os meus professores deram e fui estudando em cima delas. No último Enem eu já fui bem assim, então estou bem confiante.”

"O Enem é uma prova que se você fizer com atenção e interpretar certinho não é uma prova tão difícil assim.", diz Daniel Funes Ferreira.
"O Enem é uma prova que se você fizer com atenção e interpretar certinho não é uma prova tão difícil assim.", diz Daniel Funes Ferreira. | Foto: Arquivo pessoal/Daniel Funes Ferreira

“Como eu já sei como funciona o esquema, eu acho que é mais difícil surpreender. Eu já estou preparado para o tipo prova que é o Enem, que é bem extensa e acaba sendo muito cansativa. O Enem é uma prova que se você fizer com atenção e interpretar certinho não é uma prova tão difícil assim. Ela é muito extensa e isso acaba assustando. Eu me assustei um pouco na primeira vez que fiz, porque são muitas páginas de prova.”

Ele aconselha os colegas que estão fazendo a prova pela primeira vez a resolver as questões com calma e não levar em consideração o tamanho da prova. “Fazendo as questões aos poucos, você acaba ficando menos nervoso e isso acaba ajudando.”

Segundo ele, a prova servirá para dar mais experiência. “Eu não vou usar a nota do Enem para concorrer a uma vaga na universidade, porque o meu objetivo é fazer o vestibular da UEL para cursar Ciências Biológicas”, declarou.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.