Alunos do ITA fazem paralisação inédita
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Agência Estado 
Os alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) fizeram uma paralisação nesta terça-feira (27) para pedir melhorias no ensino, no processo avaliativo e na medição da qualidade dos professores. Foi a primeira vez, na história da instituição, que estudantes fizeram uma paralisação geral. O reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco, se reuniu com os alunos no auditório da universidade e disse que reformas deverão ser feitas, mas pediu um prazo para analisá-las. As aulas ocorreram normalmente na manhã desta quarta-feira (29).
Segundo o presidente do Centro Acadêmico Santos Dumont (CasD), Marcus Gualberto Ganter de Moura, os alunos estão descontentes com a forma de pontuação e avaliação e vão aguardar as respostas da instituição para decidir se haverão novas paralisações. "O ITA está com o Programa de Expansão, que prevê a duplicação do número de vagas, além de uma série de inovações. Detectamos falhas no sistema e no modelo atual, queremos corrigir, em conjunto com a administração, o quanto antes. Se não, passaremos de 600 alunos, para 1.200 desmotivados", diz o presidente do CasD.
A falta de transparência nas avaliações está entre as principais reclamações. Os alunos só são informados pelos professores sobre os conceitos (bom, muito bom, regular, insuficiente, entre outros) que tiram em cada avaliação. Simultaneamente, são lançadas notas numéricas (de 0 a 10) no boletim. Eles afirmam que alguns professores cometem abusos nas avaliações conceituais, pois 50% da nota pode depender apenas da percepção do docente.
Além disso, os estudantes pedem novas regras no jubilamento de alunos. Hoje, por exemplo, um aluno pode ser desligado se tiver média abaixo de cinco após fazer recuperação de uma ou mais matérias e até se tiver média inferior a cinco nos bimestres em uma ou mais matérias. Cada vez que o aluno vai à recuperação, fica marcado em seu boletim o conceito de "insuficiente". Caso ele tenha mais que cinco notas como essa em toda a sua graduação, também pode ser desligado.
O reitor da instituição, Carlos Américo Pacheco, disse que o ITA já está analisando as reivindicações dos alunos e que uma comissão foi formada anteriormente à paralisação para avaliar as mudanças propostas. A mudança das notas de conceitos para números é uma das questões que estão sendo discutidas. "Queremos sim fazer muitas das modificações pedidas pelos alunos, mas temos de analisar a viabilidade delas em um tempo hábil. Muitas conseguiremos fazer a curto prazo e outras apenas a longo prazo."
Sobre as denúncias de abusos de professores, ele afirmou que a instituição está analisando os casos e vai discutir a melhoria do sistema de avaliação dos docentes. "Vamos ver se a gente consegue encontrar soluções institucionais que levem em conta a autonomia do professor e sabendo também que os docentes têm um regime específico de trabalho com estabilidade".


