Jovens enxadristas de Ibiporã competem neste sábado (17) a IX Copa Mercosul de Xadrez Escolar em Foz do Iguaçu, o evento reúne participantes do Brasil, Paraguai e Argentina.

Os atletas são do Colégio Estadual Unidade Polo e são coordenados pelo professor da Secretaria Educação Pública de Ibiporã, Ricardo Riffau Kinoshita. Para a competição foram 15 alunos para disputar as categorias: masculino e feminino do sub 10, sub 12 e sub 14; e o masculino sub 16 e sub 18.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos de Ibiporã participam da IX Copa Mercosul de Xadrez Escolar
| Foto: Liliane Juvencio Bueno/Arquivo Pessoal

Esses alunos começaram a entrar no mundo do xadrez através de projeto voluntário de Kinoshita no colégio Polo, cujo diretor Eduardo Sebastião Ribeiro foi o maior apoiador. O clube começou a participar das competições do Mercosul em 2012 na Ciudad del Este, no Paraguai, ficando em segundo lugar.

O jovem atleta Vitor Hugo Bueno de Souza recebeu um convite para participar dessa equipe em 2019 de Kinoshita, que o incentivou e tomou gosto pelo esporte, contou orgulhosa Liliane Juvencio Bueno, mãe do aluno. O jovem só chegou a parar de praticar durante o período da pandemia do coronavírus, mas voltou quando a pandemia se estabilizou.

Liliane acredita estar sendo bom para a formação do filho participar desta equipe, pois ele vai desenvolvendo novas amizades com os participantes. Fora isso, está se desenvolvendo bastante nos estudos, porque além do treino ele fortalece alguns traços da personalidade como a paciência, mas também o ajuda a conviver melhor com as outras pessoas.

Em 2019, a equipe ganhou o campeonato no Paraguai e Kinoshita está confiante que este ano os atletas conseguiram repetir este feito.

APOIO

Para seguirem rumo ao campeonato, o grupo conseguiu o apoio da Prefeitura de Ibiporã com o transporte e outras empresas da região, que incentivam o esporte como a Ibifestas, OrthoDontic e a DeSangosse.

No entanto, para continuar as atividades o grupo precisa de ajuda financeira. Kinoshita conta que a intenção era poder levar todos os alunos que participam, mas com as dificuldades conseguiram seguir em 15 deles. Os atletas de xadrez não tem patrocínio fixo então precisam e para quem se interessar em colaborar com o grupo e o desenvolvimento do esporte na região pode entrar em contato pelo telefone (43) 99971-5312.