Aluna toma remédio e entra em coma
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 10 de maio de 2006
Eduardo Kattah<br>Agência Estado 
Belo Horizonte- Para reduzir a tensão antes fazer exame de direção, na segunda-feira pela manhã Nadir Maria de Oliveira, de 25 anos, tomou o remédio para hipertensão Propranolol, passou mal e entrou em coma. O medicamento é contra-indicado para pacientes asmáticos, como é o caso dela. A família de Nadir suspeita de que o medicamento tenha sido oferecido pelo instrutor da auto-escola.
Até a tarde de ontem Nadir permanecia internada, em estado gravíssimo, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Odilon Behrens, em Belo Horizonte. De acordo com Miriam Souza, diretora-técnica do Odilon Behrens, ela teve parada cardiorrespiratória e chegou ao hospital com constrição pulmonar. A gente sabe que as pessoas usam medicação antes do exame. Isso é uma coisa ruim. A gente tem o hábito de se automedicar.
A médica, porém, preferiu não afirmar que foi o medicamento que causou reação. A asma pode ser um quadro desencadeado pelo stress, disse. Agora a família relata o uso do medicamento.
O Propranolol não tem venda controlada, mas sua ingestão só deve ser feita com orientação médica.


