Santiago, 09 (AE-DOW JONES) - O governo chileno vai pedir que o Congresso aprove a transferência de cerca de US$ 200 milhões para um fundo destinado a minimizar o impacto do aumento dos preços do petróleo sobre os consumidores, informou o Ministério das Finanças. Se aprovada, será a segunda transferência para o fundo este ano. O Congresso foi forçado a recorrer ao fundo de estabilização do cobre no mês passado com um empréstimo de US$ 200 milhões para aumentar as reservas do fundo de petróleo, que estavam sendo rapidamente reduzidas por causa da escalada do preço do petróleo.
O ministro das Finanças, Manuel Marfan, disse no início desta semana que o recente aumento de 26 pesos, em média, no preço do litro do combustível representava apenas um terço do aumento no custo do produto pago pela estatal Empresa Nacional do Petróleo. Apesar do subsídio, as companhias de transporte chilenas têm ameaçado convocar uma greve nacional para o início de março, em protesto pela alta dos combustíveis.
O fundo para minimizar os efeitos das oscilações do petróleo recebe a receita excedente quando os preços caem (a queda não é repassada aos consumidores). Quando os preços sobem, os recursos do fundo são utilizados para evitar a alta aos consumidores.

mockup