Almoço italiano encerrra festa típica em Cambé
PUBLICAÇÃO
domingo, 07 de setembro de 2003
Caroline Vicentini<br> Reportagem Local 
Cambé A 3 Festa di San Gennaro (São Januário), organizada pela Sociedade Ítalo-Brasileira de Cambé (13 km a oeste de Londrina), terminou ontem com um tradicional almoço italiano animado pela banda La Concordia, de Santa Catarina. O evento começou na sexta à noite com uma missa rezada e cantada em italiano. No sábado ocorreu o lançamento do caderno fotográfico ''Brava Gente Italiana'', composto por fotos de 90 famílias italianas que chegaram a Cambé na década de 30.
Segundo o presidente da sociedade, Eduardo Roberto Pavinato, cerca de dez mil pessoas passaram pelos pavilhões do Centro de Eventos nos três dias de festa. ''O dinheiro arrecadado será aplicado na restauração da Igreja Matriz e na construção de uma sede própria para a associação cultural'', explicou Pavinato.
A mamma Silvia Mantovani, 68 anos, chefiou 20 mulheres no preparo da fartura gastronômica que não poderia faltar em uma festa italiana: 230 quilos de frango, 60 de macarrão e 200 de tomate. Dentre as especialidades preparadas estavam a lasanha, macarrão à bolonhesa, galeto, polenta frita e pizza. ''Todas as massas preparadas aqui são artesanais e o segredo dos pratos está no amor e dedicação das voluntárias'', ressaltou Silvia.


