Bra­sí­lia - No Dia Mun­dial de Com­ba­te ao Cân­cer, ins­ti­tui­ções de saú­de aler­tam pa­ra a pos­si­bi­li­da­de de pre­ve­nir a doen­ça por ­meio de uma ali­men­ta­ção sau­dá­vel. A cam­pa­nha da ­União In­ter­na­cio­nal de Con­tro­le do Cân­cer (­UICC) en­vol­ve ­mais de 90 paí­ses e pre­ten­de aler­tar pro­fis­sio­nais de saú­de, edu­ca­do­res e prin­ci­pal­men­te fa­mi­lia­res pa­ra o fa­to de que es­tar aci­ma do pe­so na in­fân­cia po­de le­var ao sur­gi­men­to de cân­cer na vi­da adul­ta. No Bra­sil, o Ins­ti­tu­to Na­cio­nal de Cân­cer (In­ca) ­apoia a di­vul­ga­ção do te­ma. As in­for­ma­ções são da Agên­cia Bra­sil.
  ‘‘O pri­mei­ro pas­so é ten­tar fa­zer as pes­soas en­ten­de­rem que o cân­cer é uma doen­ça que po­de ser pre­ve­ni­da. Ho­je em dia as pes­soas já re­la­cio­nam, por exem­plo, doen­ças do co­ra­ção com de­ter­mi­na­dos há­bi­tos ali­men­ta­ções, mas ain­da não re­co­nhe­cem es­sa li­ga­ção com o ­câncer’’, ex­pli­ca o nu­tri­cio­nis­ta e ana­lis­ta de pro­gra­mas pa­ra con­tro­le do cân­cer do In­ca, Fá­bio Go­mes.
  A ali­men­ta­ção sau­dá­vel já co­me­ça na ama­men­ta­ção. ‘‘Se ex­clu­si­va até os ­seis pri­mei­ros me­ses, a ama­men­ta­ção re­duz a chan­ce da crian­ça se tor­nar obe­sa em 13%.’’
  Fá­bio ex­pli­ca que pes­soas com ex­ces­so de gor­du­ra no cor­po têm ní­veis de de­ter­mi­na­dos hor­mô­nios ­mais ele­va­dos no san­gue. ‘‘Is­so au­men­ta a chan­ce de a pes­soa ter ­mais cé­lu­las can­ce­ro­sas. ­Além dis­so, as pró­prias cé­lu­las de gor­du­ra pro­du­zem fa­to­res in­fla­ma­tó­rios que po­dem pro­vo­car le­sões no DNA da cé­lu­la, pos­si­bi­li­tan­do o de­sen­vol­vi­men­to do cân­cer.’’
  O ga­nho de pe­so, se­gun­do e es­pe­cia­lis­ta, é in­fluen­cia­do por há­bi­tos que não es­tão re­la­cio­na­dos so­men­te com o que se co­me. Ele aler­ta, por exem­plo, que quan­to me­nos tem­po a crian­ça pas­sar as­sis­tin­do à te­le­vi­são, me­no­res a chan­ces de ga­nhar pe­so. ‘‘Is­so por­que na fren­te da TV a crian­ça não es­tá fa­zen­do ne­nhu­ma ati­vi­da­de fí­si­ca. ­Além dis­so, a crian­ça per­de o con­tro­le do que es­tá co­men­do, e aca­ba co­men­do em ex­ces­so, ­pois es­tá dis­traí­da.’’
  No Bra­sil, o Mi­nis­té­rio da Saú­de em par­ce­ria com o Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção vem de­sen­vol­ven­do o pro­gra­ma Saú­de na Es­co­la pa­ra fa­ci­li­tar a ade­são das crian­ças à ali­men­ta­ção sau­dá­vel. Se­gun­do a coor­de­na­do­ra-ge­ral da Po­lí­ti­ca de Ali­men­ta­ção e Nu­tri­ção Mi­nis­té­rio da Saú­de, Ana Bea­triz Vas­con­cel­los, o pro­gra­ma pre­ten­de im­ple­men­tar ­ações que va­lo­ri­zam há­bi­tos ali­men­ta­res sau­dá­veis. ‘‘É uma ­ação im­por­tan­te pa­ra for­mar há­bi­tos ali­men­ta­res, não só da crian­ça, mas da ­família’’.

mockup