Rio, 26 (AE) - Cerca de oitocentas mulheres participaram hoje de uma corrida de cinco quilômetros na orla do Rio de Janeiro para alertar a população dos riscos da câncer de mama. A manifestação contou com as presenças da triatleta Fernanda Keller e a corredora norteamericana Viviane Anderson, além da atriz Cássia Kiss. Os R$ 15 mil arrecadados com as inscrições serão destinados ao Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.
O diretor executivo do instituto, João Luís Gama, explicou que a entidade atende 12 mil pacientes por mês, a maioria mulheres carentes que recebem o tratamento gratuitamente. Anualmente, cerca de 35 mil novos casos da doença são notificados e 7,3 mil morrem devido ao câncer de mama. Segundo ele, o objetivo da corrida foi informar a sociedade de que a doença pode ser tratada facilmente quando diagnosticada no início.
Essa é a segunda corrida promovida pelo instituto este ano. A primeira foi realizada em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, e arrecadou aproximadamente R$ 16 mil para o trabalho de prevenção e combate à doença.
A atriz Cássia Kiss já participou de uma campanha publicitária na televisão alertando sobre a necessidade do teste do toque para detectar sintoma das doença. Ela aceitou aparecer com os seios nus simulando o exame. Segundo ela, essa é a melhor maneira das mulheres se prevenirem e alertou que ainda existe muito tabu em relação ao exame. "É uma vergonha o número de pessoas que morrem todos os anos com câncer de mama e do colo do útero", afirmou a atriz.

mockup