Rio, 01 (AE) - O ex-governador do Rio Marcello Alencar (PSDB) sugeriu hoje que o PSDB tente levar de volta ao partido o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PPS), um dos mais duros críticos do presidente Fernando Henrique Cardoso e pré-candidato à sucessão presidencial. Alencar revelou que vai se encontrar com Ciro nos próximos dias e disse não ver problemas numa possível reintegração do ex-ministro ao projeto tucano, a exemplo do que declarou o governador do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB). Para o ex-governador, o processo poderá incluir uma união com o PPS, legenda ameaçada pela reforma política.
"Ciro teve uma hostilidade com o presidente Fernando Henrique Cardoso, mas não brigou conosco", justificou o ex-governador. Ele contou que o encontro foi pedido por amigos seus e de Ciro, integrantes do PSDB. Segundo Alencar, Fernando Henrique já demonstrou que não é de guardar ressentimentos nem gosta de confrontos. "Ciro é um potencial aliado nosso", disse ele. "Há dentro do nosso partido uma grande facção que tem empatia com ele, sobretudo aqui no Rio de Janeiro", contou. Em 1998, o ex-tucano, pelo PPS, chegou em terceiro lugar na eleição presidencial, com um discurso de crítica a Fernando Henrique.
Alencar disse que Ciro tem condição de disputar, entre os tucanos, as preferências pela candidatura a presidente da República em 2002. "O PSDB hoje não tem candidato", afirmou. "O (Mário) Covas (governador de São Paulo) é o mais natural, mas manifesta sua absoluta falta de interesse; o Tasso também poderia, mas não seria candidato contra o Ciro; o (José) Serra (ministro da Saúde) também é falado, o Paulo Renato (Souza, ministro da Educação)..." Para o ex-governador fluminense, Ciro "se classificaria entre aqueles da preferência da maioria" do PSDB.
Segundo o ex-governador, possíveis dificuldades legais à volta de Ciro poderiam ser contornadas com a aproximação com o PPS, cuja existência estará ameaçada pelas exigências a serem instituídas pela reforma política, como o mínimo de 5% de votação nacional para ter representação parlamentar. "Quem sabe os quadros do PPS, numa articulação política bem feita, não podem se agregar a nós?", perguntou Alencar. Ele contou que já conversou com Ciro, no fim do ano passado, e defendeu a imediata retomada do diálogo com o ex-presidenciável.

mockup