Alcides sonha em ser famoso jogando futebol
Alcides da Silva Selestrin, 15 anos, um dos participantes do Construindo o Futuro, vive sonhando com o dia em que for famoso pelo seu talento com a bola nos pés. Com 50 quilos, 1,60 metro de altura, ele é um meio-campista veloz e com habilidade reconhecida pelos próprios colegas que o chamam de Véi. Preocupado com a forma atlética, ele passou a comer verduras somente depois que se integrou ao projeto. Hoje, seu prato é abastecido por alface, couve e rúcula.
Bom de bola, mas não de escola, ele ainda está no 3º ano do ensino fundamental. Indisciplinado, começou e deixou os estudos muitas vezes. Chamou a atenção do Conselho Tutelar porque sempre estava metido em brigas de rua. Talvez, resultado de uma conturbada vida familiar. Meu pai bebe até cair. Não consegue mais cortar cana. Só dá despesa, resume Alcides. A mãe, Gersi Selestrin, também corta cana e sustenta a família com um salário mínimo.
Ela teve cinco filhos, um deles morreu. O mais velho tem 18 e o mais novo 10. Todos eles foram atendidos pela Pastoral da Criança em Florestópolis. A morte de um dos irmãos coincidiu com o período em que a família viveu um curto período no interior de São Paulo.





