Morreu nesta terça-feira (19), aos 93 anos, em Curitiba, o fundador da Rede Bourbon de Hotéis, Alceu Ântimo Vezozzo. Natural de Cambará, no Norte Pioneiro, e formado em engenharia civil pela Universidade Mackenzie de São Paulo, o empresário iniciou a sua história com o ramo de hotelaria há 60 anos, com a construção do Bourbon Londrina Hotel.

Dez anos após a construção do hotel em Londrina, em uma viagem ao Paraguai para tratar do intercâmbio com o Rotary de Assunção, o voo em que ele viajava teve que fazer uma escala em Foz do Iguaçu devido ao mau tempo. Nos dois dias em que permaneceu na cidade paranaense, até então pouco explorada pelo turismo e com pouca estrutura, apesar das Cataratas, Alceu se encantou com um terreno, comprou e construiu o primeiro resort da Bourbon.

Atualmente, a rede soma mais de 20 unidades em três países (Brasil, Paraguai e Argentina) e em mais de 20 cidades atuando com marcas próprias como Bourbon, Rio Hotel e Be. São aproximadamente 5.000 acomodações que a colocam entre as dez maiores marcas hoteleiras atuantes no Brasil.

Para Alceu Ântimo Vezozzo Filho, presidente da rede hoteleira, o maior legado deixado pelo pai não foram os hotéis, mas os seus valores. “Essa marca simboliza uma forte cultura de acolhimento e cuidado com as pessoas e com cada detalhe, um trabalho consistente e diário com valores muito sólidos e qualidade ímpar", afirmou.

Em 2002, o empresário criou, em Cambará, o Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental, entidade que construiu 80 casas para mães solo do município e hoje atende cerca de duas mil pessoas de 5 a 80 anos, contribuindo com a formação de cidadãos.

Alceu Vezozzo deixa a esposa Laila, os dois filhos Alceu Vezozzo Filho e Maria Angélica e netos. O velório ocorre na terça-feira (20), das 8 às 11h no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba.