Agricultores bloqueiam rodovia no Mato Grosso do Sul
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 10 de maio de 1999
Agência Estado 
Cerca de 500 sem-terra bloquearam ontem, durante cinco horas, a Rodovia MS-156 entre os municípios de Tacuru e Sete Quedas, no Extremo Sul de Mato Grosso do Sul. Eles querem a aceleração do assentamento de 12 mil famílias no Estado. O grupo, armado com ferramentas agrícolas, interrompeu o tráfego com toras, permitindo a passagem apenas de ambulâncias. A ação começou às 7 horas e terminou às 13 horas, provocando oito quilômetros de congestionamento.
Ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), os sem-terra prometem interromper novamente o trânsito na MS-156 hoje, das 13 às 19 horas, no trecho entre as cidades de Ponta-Porã e Guaíra, no Paraná. De acordo com o coordenador da CUT, Paulo Cesar Faria, os protestos continuarão até que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) acelere o assentamento das famílias acampadas no Estado.
Há 52 acampamentos ligados à CUT, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e sindicatos de trabalhadores rurais em 21 municípios de Mato Grosso do Sul. Mais de 12 mil famílias vivem nesses locais em precárias condições. Os bloqueios acontecem durante a época de escoamento da safra agrícola.


