.
. | Foto: Sergio Ranalli/Arquivo FOLHA

Depois de ter recebido uma denúncia anônima, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) autuou um agricultor que derrubou quase 300 árvores em sua propriedade rural, nas proximidades da Bacia do Ribeirão Jaú, no início deste mês. Formada por espécies como Fumo Bravo, Cedro, Angico-branco e Capixingui, parte da mata nativa derrubada estava em uma APP (Área de Preservação Permanente) de cerca de cinco mil metros quadrados, tornando o desmatamento crime contra o meio ambiente, conforme o Novo Código Florestal Brasileiro de 2012.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rolândia, Anderson Buss Cardoso, o agricultor tentou justificar aos fiscais que seu objetivo era derrubar uma casa de madeira abandonada no local, por isso usava uma retroescavadeira. Entretanto, ao que tudo indica, apontou o secretário, o objetivo dele era aumentar a área para o plantio. “Na verdade, casa não tinha nada. Tinha paredes e uma assoalho, mas a área era bem maior. Não há justificativa. Se ele tivesse feito o pedido junto ao IAT (Instituto Água e Terra) seria feita uma avaliação, mas sendo remanescente, com certeza não seria liberado”, explicou.

O agricultor, que não teve o nome divulgado, tem o direito de apresentar uma justificativa à Secretaria, órgão que poderá submeter o documento à avaliação do Conselho do Meio Ambiente do município de Rolândia. Entretanto, conforme já adiantou o secretário, é pouco provável que seja aceita. Pelo contrário. O morador poderá ser autuado também pelo Ministério Público e pelo IAT, antigo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), lembrou Cardoso.

No entanto, segundo apurou a FOLHA, o Ministério Público de Rolândia e o IAT, em Curitiba, ainda não haviam tomado providências. A reportagem não conseguiu contato com o servidor responsável pelo IAT em Londrina na tarde desta segunda-feira (21), Dia da Árvore.

PLANTIO DE MUDAS

Para marcar a data, mais de 160 mudas foram plantadas em três pontos de Rolândia. Em parceria com o Lions Club, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente criou um bosque de araucárias em uma área da rua Barão do Rio Branco, no Conjunto Muller, próximo ao Contorno Norte.

Segundo a Prefeitura de Rolândia, outras cem mudas de espécies diversas foram plantadas em uma área de fundo de vale no Jardim Vale Verde e a Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) São José também ganhou mudas de várias espécies.