O mês de agosto chega ao fim com temperaturas baixas no Paraná. Depois da onda de frio que atingiu o Sul do País no último dia 19, uma nova massa de ar frio chegou à região neste final de semana derrubando os termômetros. No Norte do Paraná, o domingo (28) ainda foi de sol e calor, com máxima de 31 graus, mas os londrinenses devem acordar nesta segunda-feira (29) com uma boa diferença nas temperaturas. Segundo o Simepar, a semana começa com mínima de 11 e a máxima não passa dos 22 graus.

A queda nas temperaturas foi causada pelo deslocamento de uma frente fria pelo Sul do país e que chegou ao Paraná entre a tarde e a noite deste domingo. As cidades mais ao Sul, próximas à divisa com Santa Catarina, e ao Leste, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, registraram chuva e o frio chegou para valer durante a noite, principalmente no Centro-Sul, Campos Gerais, região da capital e praias.

A cidade de Urupena, Santa Catarina, registrou neve no Morro das Antenas, em 19 de agosto, quando as temperaturas caíram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste
A cidade de Urupena, Santa Catarina, registrou neve no Morro das Antenas, em 19 de agosto, quando as temperaturas caíram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste | Foto: Conradi/iShoot/Folhapress

Nesta segunda-feira, a chuva vai embora e fica apenas o frio. Em Curitiba, a semana começa com 10 graus e essa temperatura se mantém durante todo o dia. Na terça e na quarta, o frio se intensifica, com mínimas de 7 e 8 graus, respectivamente.

NORTE

No Norte, o frio chega sem a ocorrência de precipitações. Em Londrina, após um domingo de muito calor, que registrou mínima de 16 e máxima de 31 graus, a segunda-feira começa mais gelada. A mínima prevista é de 11 graus e a máxima não passa dos 22 graus. Na terça, a mínima e a máxima caem um pouco mais, com variação de 10 a 21 graus. Na quarta, a mínima segue em 10 graus, mas a máxima chega a 24 e, a partir de quinta-feira (1), o calor volta para a região, com máxima de 27 graus.

Os últimos dias do mês devem ser mais gelados na metade sul do Estado. Em Guarapuava, a mínima prevista para esta segunda-feira é de 6 graus e os termômetros não devem passar dos 15. Na terça, a temperatura cai um pouco mais, com 5 graus de mínima. Em General Carneiro, uma das cidades paranaenses que costumam registrar as temperaturas mais baixas, a segunda-feira começa com apenas 1 grau e não esquenta muito durante o dia, com máxima prevista de 14 graus. Na terça, a variação será de 3 a 13 graus.

OESTE

Assim como no Norte, os municípios do Oeste também enfrentarão um frio mais ameno. Em Foz do Iguaçu, a segunda começa com 10 e não passa de 21 graus e na terça, de 11 a 22 graus. Em Cascavel, as manhãs serão um pouco mais geladas, com mínima de 9 e máxima de 21 graus nesta segunda e variação de 7 a 20 graus na terça.

CHUVAS


Nos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, a semana começa com muita nebulosidade, em função dos ventos que transportam umidade do oceano, podendo garoar em alguns pontos, mas o tempo vai ficando mais firme nos próximos dias. Nas demais regiões do Estado, a previsão é de sol com poucas nuvens neste início de semana, mas as chuvas devem voltar a acontecer na quinta-feira, na Região Oeste, e se espalhar para as demais áreas do Estado entre a sexta-feira e o sábado, conforme o Simepar.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.