A Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná) solicitou, nesta segunda-feira (19), informações ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) sobre o tempo de espera para embarque nos ferry boats que fazem a travessia da Baía de Guaratuba. A travessia, que antes era realizada em 20 minutos, agora proporciona filas quilométricas diárias. Para se conseguir embarcar os usuários esperam cerca de duas horas e meia.

Empresa operadora assumiu o ferry no dia 8 deste mês.
Empresa operadora assumiu o ferry no dia 8 deste mês. | Foto: Divulgação/AEN

A demora estaria ocorrendo após início da operação da nova empresa que conquistou a concessão para o transporte de veículos e passageiros na baía.

Ainda de acordo com os relatos postados em redes sociais e veiculados pela imprensa, a espera não chegava a 15 minutos em dias úteis fora da temporada, como na última sexta-feira, quando a demora chegou a 2h. Os usuários ainda reclamam da falta de sinalização, informação e organização no atendimento.

A reportagem tentou entrar em contato com a Três Mosqueteiros Comércio e Navegação, operadora do ferry, mas não obteve sucesso. Ao vencer a disputa pela concessão, a empresa assumiu o compromisso de revitalizar todo o pavimento e a sinalização da área concessionada, reformar e adequar os quatro conjuntos de atracadouros, e implantar ciclovias de concreto. Também deverá revitalizar as edificações da concessão, incluindo as bilheterias, lanchonete e instalações do Serviço de Atendimento ao Usuário.

O edital estabelece os prazos para execução destas melhorias e critérios para serviços de manutenção, garantindo que a área de concessão permaneça em excelentes condições para atender o público.