Agentes de controle de endemias que fazem visitas domiciliares para controlar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, não vão trabalhar nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde, que orienta os moradores a não abrirem as casas à visitação caso sejam abordados no sábado, domingo ou feriados de Natal e Ano Novo. Conforme explicou Diana Martins, gerente de Vigilância Ambiental da secretaria, o horário de visitas dos agentes, em dias úteis, é das 8 às 14 horas.

Por isso, na próxima terça-feira, 26 de dezembro e, na seguinte, 2 de janeiro de 2018, os profissionais retornarão aos trabalhos de inspeção de imóveis após os feriadões. "É importante que a população se atente aos dias de trabalho dos agentes, principalmente porque nesta época do ano muitas pessoas viajam e há menos movimento nas ruas. Caso o cidadão veja algo suspeito ou mesmo tenha alguma dúvida sobre o agente de endemias, ele pode telefonar para o 0800-400-1893 e perguntar sobre o profissional. Todos eles usam crachás e uniformes com a logotipo da Prefeitura para fácil identificação", explicou.

Além do disque-dengue, a população pode ligar para a Guarda Municipal de Londrina, pelo 153, e para a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Os mesmos telefones podem ser utilizados para fazer denúncias de locais com água parada.

A secretaria divulgou os números atualizados da dengue no município. De acordo com os dados, foram registrados 3.778 notificações relacionadas à doença em 2017. Deste total, 41 casos foram confirmados e 3.109 descartados. Outros 628 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Férias

Com a chegada das férias, Martins lembra que muita gente viaja mas, mesmo com a casa fechada, é preciso cuidado com os possíveis criadouros. "Quem vai viajar e não tem quem cuide, deve tirar tudo que acumule água do quintal, inclusive os pratinhos das plantas. As piscinas devem ficar com cloro flutuante", avisa. Limpar as calhas e deixar os ralos dos banheiros tampados são outras atitudes recomendadas. "As dicas também servem para escolas e empresas que entram em férias coletivas", lembra.

Dicas para prevenir a dengue

Entre as ações recomendadas para prevenir a dengue estão o acondicionamento correto do lixo; colocação de areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpeza do bebedouro de cachorros e gatos; remoção das folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; manutenção da limpeza e do fechamento da caixa de água; limpeza de lajes e locais que acumulam água; e descarte de latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados.

Segundo a secretaria, 3.778 notificações de dengue foram realizadas em Londrina neste ano
Segundo a secretaria, 3.778 notificações de dengue foram realizadas em Londrina neste ano | Foto: Alexandre Carvalho