Agências bancárias do Rio têm movimento abaixo do esperado Gustavo Alves
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segunda-feira, 03 de janeiro de 2000
Rio, 03 (AE) - O movimento nas agências bancárias do Centro do Rio de Janeiro foi tranquilo ontem, no primeiro dia útil do ano. Em vez de clientes em busca de extratos para conferir se o bug do ano 2000 não havia provocado nenhum problema em suas contas correntes, a maior parte das pessoas que foram às agências eram aposentados em busca do pagamento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo o superintendente do Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro, Aquiles Ferraz Nunes.
A baixa movimentação surpreendeu os bancos, de acordo com Nunes. "Não houve nem corrida para saques antes do fim do ano, apesar de as instituições terem se preparado para isso", informou. O superintendente informou que dos poucos clientes que foram às agências para verificar se houve algum problema com o bug, a maior parte retirou extratos das contas correntes.
Ele não soube informar o número de extratos retirados hoje. O superintendente do sindicato informou que o volume de cheques compensados nas agências aumentou por causa do acúmulo de cheques usados a partir da tarde de quinta-feira, quando se encerrou o expediente bancário, mas também não forneceu números sobre a elevação deste movimento. O Procon do Rio de Janeiro informou que não recebeu hoje nenhuma reclamação sobre problemas causados pelo bug.
Tranquilidade com Austrália - "O trabalho foi tranquilo antes, durante e depois do réveillon", afirmou a gerente de negócios da agência do Banco do Brasil na rua Senador Dantas, no Centro, Mônica Boschi. Antes do início do ano, apenas três dos 30 mil clientes da agência pediram uma carta do banco garantindo que a instituição estava preparada contra o bug, afirmou Mônica.
A gerente foi um dos funcionários que passou o reveillon de prontidão para ser chamada pelo BB, caso algum problema acontecesse. Mas a única ligação que recebeu em sua casa, no dia 1º, foi de um grande cliente que resolveu cumprimentá-la porque havia conferido o extrato e "viu que estava tudo certo", contou Mônica. "Antes disso, quando vi que não deu nenhum problema na Austrália e Nova Zelândia, países onde a virada do ano começou mais cedo, eu já tinha ficado tranquila", afirmou a gerente.
A administradora de empresas da UCI Cinemas Rosária Martins, cliente do Bradesco, confirmou que não teve problemas em retirar seu extrato. "Tirei por fax, logo de manhã", afirmou. "Era uma preocupação coletiva", admitiu. À tarde, ela foi à sua agência, no Centro, apenas para retirar talões de cheques, sem preocupações com o bug.

