AGÊNCIA ESTADO lançou o 1º site brasileiro de notícias
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terça-feira, 01 de fevereiro de 2000
São Paulo, 01 (AE) - A opção por unir informação e tecnologia tem levado a AGÊNCIA ESTADO, criada em 1970, a desempenhar papel pioneiro no jornalismo do País. Em 1995, a empresa lançou o primeiro site brasileiro de notícias na web. Como ainda não havia no Brasil registro de domínio, a extensão do endereço que identifica o país de origem (br), a AE inscreveu o site diretamente no Wordnews, dos Estados Unidos, adotando o endereço www.agestado.com .
A AGÊNCIA ESTADO também foi a primeira a ter anunciantes na homepage. Quatro anos antes, entretanto, já havia dado seu primeiro mergulho na informação online, com o lançamento do informativo "Broadcast", voltado para o mercado financeiro. O serviço, primeiro de uma família de produtos que a empresa passou a oferecer no chamado segmento de New Media, trouxe ao País o tempo real, uma nova maneira de divulgar notícias e de se fazer jornalismo, até então praticada apenas pelas grandes agências internacionais.
Ao longo dos anos 90, a AGÊNCIA ESTADO criou e agregou novos produtos aos meios on line, firmando-se na liderança desse mercado. Com um fluxo inicial de 12 notícias ao dia, o site da AGÊNCIA ESTADO divulga, hoje, uma média diária de 300 notas, vistas por 4,5 milhões de usuários a cada mês. Em 1997, o site passou a oferecer o "Brazil Financial Wire", informativo em inglês sobre a economia brasileira, que conta com a média mensal de cerca de 60 mil acessos.
No segmento de tempo real, a expansão da "Broadcast", que em nove anos passou de 200 pontos para 9 mil pontos, levou à criação de serviços mais segmentados, como o "Agrocast", para o setor de agribusiness, e o "Cias Abertas", voltado o mercado de capitais. Em 1996, a AGÊNCIA ESTADO passou a oferecer, com exclusividade, as informações e análises financeiras da "Telerate". Também começou a distribuir as notícias da AP-Dow Jones no mercado brasileiro.
Outra iniciativa pioneira da AGÊNCIA ESTADO foi o "Infocast". Lançado no ano passado, o serviço noticioso para o mercado corporativo é acessado por assinantes tanto por intermédio da Intranet quando da Internet.
A AGÊNCIA ESTADO mantém a distribuição de material noticioso a jornais, rádios e TVs de todo o País, serviço que está na própria raiz da criação da empresa. Entre os informativos distribuídos pela agência, está o "Newspaper", resumo das notícias mais importantes do dia, em três edições diárias, além do "Faxpaper", que antecipa fatos e tendências nas áreas econômica e empresarial.
A AE mobiliza atualmente 420 funcionários entre jornalistas, operadores de vendas, pessoal administrativo, gerenciadores de rede, analistas de teleprocessamento e desenvolvedores de softwares.