A Agência do Trabalhador de Londrina deve formar cerca de seis mil pessoas até o final deste ano em cursos promovidos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Desde o mês passado, a agência realiza cursos para formação de pedreiro (três turmas), encanador (três turmas), mestre-de-obras (duas turmas) e pintor. A partir de amanhã, dia 9, estarão abertas as inscrições para o curso de eletricista, que começa no próximo dia 16, e conta com 30 vagas. Amanhã pela manhã, começam os cursos de garçon e arrumação de cargas.
A agência também está com inscrições abertas para os cursos de formação de motorista de cargas, que começa no dia 15, e de eletricista de automóveis e injeção eletrônica, no dia 16.
''A partir do dia 10, vamos abrir inscrições para os cursos de qualidade de venda, montagem e manutenção de microcomputador, repositor de mercadorias em supermercados, técnico de recepção e atendimento telefônico e porteiro de condomínio'', informa o gerente da Agência do Trabalhador de Londrina, Júlio Cesar dos Santos Zanoni. Esses cursos começam a ser ministrados a partir do próximo dia 22, dependendo da área escolhida. A maioria dispõe de 25 vagas.
A Secretaria de Estado de Emprego e Relações do Trabalho disponibilizou cerca de R$ 700 mil em recursos do FAT para a realização dos cursos, que são gratuitos. Durante o período dos cursos, os participantes recebem vale-transporte e um lanche.
''Damos prioridade para desempregados mas também atendemos as pessoas que estão com risco de perder o emprego por falta de qualificação'', explica Zanoni. ''No momento, a agência está promovendo um curso de manipulador de alimentos aos funcionários da fábrica de salgadinhos Bom Sabor.''
A escolaridade exigida para a maioria dos cursos é o primeiro grau completo. Não existe limite de idade. ''Como as vagas são limitadas, damos preferência a quem chegar primeiro, desde que preencha as condições exigidas'', diz Zanoni. Segundo ele, muitos cursos são ideais para quem perdeu o emprego e está ganhando dinheiro com bicos como pedreiro, eletricista ou encanador. ''É uma oportunidade para se qualificarem'', afirma. As inscrições e os cursos são realizados na nova sede da Agência do Trabalhador, na rua Guaporé, 272, em Londrina.

mockup