Curitiba A partir deste mês, os homossexuais que vivem em Curitiba vão poder contar com uma importante ''ajuda'' para encontrar o parceiro certo para uma vida em comum. Pelo menos é esta a proposta da ''Par ou Ímpar'', uma agência de relacionamentos, criada esta semana, voltada exclusivamente para gays, lésbicas e simpatizantes, o chamado público GLS.
''Existe uma infinidade de pessoas à procura de um relacionamento mais sério, duradouro, e para os homossexuais sempre foi mais difícil'', diz o idealizador da agência, Almir Silva. Um dos problemas, segundo ele, é que a maioria dos locais de encontro de gays e lésbicas é ligada ao lazer, como boates, bares e saunas, e nestes ambientes é grande o número de pessoas interessadas apenas em se divertir.
Primeira agência deste tipo em Curitiba, em São Paulo o serviço existe há algum tempo. Para iniciar o trabalho, Almir Silva fez algumas pesquisas. Curitiba, segundo ele, tem quatro boates e um bar voltado ao público GLS. Há, ainda, um serviço telefônico para conversas do grupo e serviços pela Internet que se propõem a agenciar os encontros. ''Mas por telefone ou cruzamento de dados pela Internet dificilmente se consegue achar alguém que realmente se enquadre com a outra'', diz.
Por isso, uma das preocupações dele é conseguir captar ao máximo ''o jeito'' das pessoas. A agência funciona com atendimento personalizado. Primeiro o interessado responde a dois questionários, um com dados pessoais e outro dizendo o que realmemnte procura. Depois, é feita uma entrevista com o candidato e, em seguida, um vídeo onde o candidato se apresenta. ''A entrevista é importante para conhecer mais a pessoa, saber sobre seu comportamento, o perfil psicológico'', explica.
A agência, de acordo com ele, também pretende desenvolver um trabalho de conscientização das pessoas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, em especial a Aids, medidas de prevenção e cuidados necessários no caso dos portadores da doença. No cadastro da empresa já irá constar se a pessoa está infectada. ''A idéia é tirar estas pessoas da marginalidade.''
Para Silva, a agência segue uma tendência mundial de crescimento de oferta de serviços para o público GLS. ''É um campo inovador e promissor'', diz, lembrando que a estimativa mundial é que 10% da população seja homossexual. Silva prefere não falar sobre os valores cobrados pela ''Par ou Ímpar'', mas adianta que o cliente pagará uma taxa com direito a permanecer cadastrado e usufruir dos serviços da agência por seis meses.

mockup