O Aeroporto de Maringá começou a operar com o ILS, novo sistema que permitirá pousos em situações de baixa visibilidade, como nevoeiros fortes, na terça-feira (16). O equipamento, chamado de Instrument Landing System faz parte do processo de modernização e fortalecimento do aeroporto.

No Paraná, apenas Curitiba e Foz do Iguaçu contavam com equipamentos e, no Brasil, apenas 36 aeroportos têm o sistema de pouso. “É um avanço histórico para a nossa cidade e que garantirá mais precisão e segurança aos pilotos e comodidade aos passageiros. É uma conquista da nossa gestão e que coloca nosso aeroporto entre os maiores do Brasil”, afirmou o prefeito em exercício, Edson Scabora.

LEIA TAMBÉM:

Governo do Paraná garante a instalação de ILS no aeroporto de Londrina

O início da operação nesta terça-feira, 16, foi autorizado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), responsável pela regulação da aviação civil no Brasil. O superintendente do Aeroporto de Maringá, Fernando Rezende, explica que o ILS melhora a operacionalidade com orientações aos pilotos para aproximação da pista, o que ajudará a diminuir o cancelamento de voos. “Além da comodidade proporcionada aos passageiros, o avanço despertará a atenção das companhias áreas para o nosso aeroporto, que ganha mais potencial de pousos e decolagens”, afirmou. (Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá)