Advogado morre carbonizado em incêndio no centro do Rio
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 15 de junho de 1999
Por Roberta Pennafort, especial para a AE 
Rio, 16 (AE) - O advogado e professor Olavo Sotero Gonçalves Vanneli, de 67 anos, morreu carbonizado em um incêndio
hoje pela manhã, no segundo andar de um sobrado, na esquina da Rua do Rezende com a Avenida Gomes Freire, no Centro do Rio. No local havia seis quartos com cozinha, alugados por R$ 150,00 cada. O fogo começou no quarto de Vanelli, viúvo que morava sozinho.
A moradora Ana Lúcia de Andrade, de 42 anos, disse que estava conversando com Vanneli em frente ao prédio quando ele resolveu subir para fazer café. Ana Lúcia estranhou o fato de o advogado demorar para voltar e quando subiu sentiu um forte cheiro de queimado. "Ele deve ter esquecido a água do café no fogão", disse Ana Lúcia, que conseguiu salvar seu filho, de 12 anos, que dormia em seu quarto.
O térreo, onde funcionam um bar e uma distribuidora de gelo, não foi afetado pelo fogo. Jair Emiliano da Silva, de 56 anos, dono do bar, disse que tentou ligar para o Corpo de Bombeiros, mas o número para emergências (193) só dava ocupado. "O incêndio começou às 9 h e os bombeiros só chegaram uma hora depois, o que é esquisito, pois o quartel fica muito perto", disse Silva. Segundo ele, os bombeiros só foram avisados quando um carro da Polícia Militar, que passava pelo local, pediu ajuda pelo rádio.
Os vizinhos disseram aos bombeiros que não ouviram barulho ou gritos de socorro vindos do quarto de Vanneli . Júlio César Brandão Kardec, de 21 anos, disse que tentou entrar no apartamento do advogado, mas por causa da fumaça não conseguiu salvá-lo.De acordo com os bombeiros, o carro chegou ao local cinco minutos após ter sido solicitado. A Defesa Civil interditou a área, pois há risco de desabamento.


