Um adolescente de 15 anos que estava internado no Cense 1 (Centro de Socioeducação de Londrina) morreu neste domingo (10). O IML (Instituto Médico Legal) ainda apura a causa da morte. Ele tinha sido internado na Santa Casa de Londrina com suspeita de pneumonia. O jovem cumpria medida cautelar na cidade por atos cometidos em Reserva (Campos Gerais).

Cense 1 tem 43 adolescentes para 48 vagas disponíveis
Cense 1 tem 43 adolescentes para 48 vagas disponíveis | Foto: Ricardo Chicarelli

O chefe do Dease (Departamento Socioeducativo) da Sejuf (Secretaria de Justiça, Família e Trabalho), David Antonio Pancotti, emitiu nota afirmando que aguarda o recebimento de um relatório oficial com a causa da morte pelo IML (Instituto Médico Legal) para instaurar os procedimentos administrativos cabíveis, independentemente da apuração da autoridade policial local.

O jovem foi internado na Santa Casa de Londrina no sábado (9), com queixa de dor aguda torácica. Feitos os exames, foi detectada infecção de foco pulmonar e a suspeita passou a ser de pneumonia. A evolução do quadro foi rápida e o adolescente morreu no domingo pela manhã, com falência múltipla dos órgãos. Segundo o hospital, ele havia passado pelo Hospital da Zona Norte antes, mas foi encaminhado à Santa Casa para melhor investigação.

O IML aguarda exames complementares para definir a causa da morte. Essas análises podem levar até um mês para ficarem prontas, já que são feitas em Curitiba.

O coordenador do MNDH (Movimento Nacional dos Direitos Humanos) Carlos Enrique Santana, disse que entrará em contato com a unidade para saber sobre o laudo da morte do rapaz, mas lembrou que em visita ao Cense 1 há dois anos verificou um "abandono generalizado por parte da Sejuf aos cuidados com os adolescentes em ato infracional, assim como a Sesp (Secretaria de Segurança Pública) tem em relação às cadeias".

O promotor Marcelo Briso Machado, da Vara da Infância e Juventude de Londrina, afirmou que são feitas visitas e atendimentos constantes dentro do Cense 1. Sobre o caso do jovem, ele disse que aguardará as informações do laudo de "causa mortis".

Londrina tem duas unidades do Cense para internação de adolescentes infratores. No Cense 1, estão internados 43 adolescentes nas 48 vagas disponíveis. Nele, ficam os infratores provisórios (com teto de internação máximo de 45 dias) e eventualmente alguns sentenciados. O Cense 2 está lotado: 38 vagas para 38 adolescentes, é nele que ficam os adolescentes que já foram sentenciados. Eles podem permanecer até três anos retidos.

Segundo a Sejuf, o sistema socioeducativo do Paraná tem 903 adolescentes e 1.096 vagas. Os atos que podem levar à apreensão dos jovens vão de homicídio e latrocínio a roubo e tráfico de drogas, entre outros delitos.

(Atualizada às 17h45 do dia 12/11/2019 para alterar a legenda da foto)