Acusado enviava fotos de vítimas sob mira de fuzil
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003
Agência Folha 
São Paulo - Apontado como líder da maior quadrilha de sequestros do país, Pedro Ciechienovisk enviava para as famílias dos reféns fotos com armas apontadas contra a cabeça das vítimas, como fuzil 7.62, AK 47 e M-16, segundo a polícia.
Ciechienovisk foi preso nesta madrugada, em Curitiba.
Após ser detido, ele ordenou a libertação, em Quatá (486 km a oeste de SP), do empresário João Bertin, 82 anos, após cinco meses de sequestro (leia ao lado).
Segundo a polícia, Ciechienovisk organizava a estrutura da quadrilha em núcleos chamados de ''células'', esquema adotado por grupos terroristas. Ele observava a futura vítima e, depois, recrutava ''soldados'' para realizar o crime e manter a vítima em cativeiro.
Considerado uma pessoa fria, articulada e inteligente, o criminoso fugiu da cadeia de Mongaguá, no litoral sul de São Paulo, em 1995. Desde então coordena os grandes sequestros no País.
Segundo o delegado divisionário Everardo Tanganelli, do Denarc (Departamento de Investigação sobre Narcóticos), a quadrilha foi responsável por pelo menos 10 dos maiores sequestros do Brasil.
Entre suas vítimas está o empresário Girz Aronson, das lojas G.Aronson.
Sobre o empresário Bertin, ele criticou a família dizendo que pediu pouco dinheiro. ''Se tivessem pagado, o homem 'tava' solto e os policiais não precisavam ficar a noite sem dormir'', disse.


