O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, entrou em acordo com o Ministério Público e a Associação Comercial da cidade e autorizou a reabertura do comércio a partir desta quarta-feira (15). A decisão foi formalizada por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). As lojas estavam fechadas há três semanas por causa do coronavírus.

.
. | Foto: Arquivo Folha

Os estabelecimentos comerciais poderão abrir de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, mas ficarão fechados aos sábados e domingos. A regra não vale para atividades consideradas essenciais, como supermercados e farmácias. Mesmo com a permissão de voltar a trabalhar, os comerciantes deverão seguir uma série de determinações.

Veja as principais: os funcionários pertencentes ao grupo de risco terão que ficar em casa, as lojas vão ter que fornecer álcool gel, o uso de máscaras passa a ser obrigatório, empresas com mais de 10 contratados terão que disponibilizar uma pessoa para controlar a saída e entrada de consumidores, além do distanciamento de até dois metros de um cliente para outro.

Para restaurantes, lanchonetes, sorveterias e similares, o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h, e somente delivery aos sábados e domingos das 11h às 14h e das 18h às 22h. Os procopenses não poderão retirar os produtos no local ou pegá-los por meio de drive thru.

O transporte coletivo de Cornélio Procópio vai operar das 8h às 21h de segunda a sexta-feira e não vai atuar aos sábados, domingos e feriados. Os ônibus vão circular, sempre que possível, com os vidros abertos. Os trabalhadores do setor também passam a usar as máscaras de proteção.

Salões de beleza, cabeleireiros e barbearias abrirão de segunda a sexta-feira, entre 11h e 16h. As feiras livres, com o novo decreto, também retornam. Nos supermercados, mercados e mercearias, a permissão é das 8h às 18h de segunda a sexta-feira. Está proibida a entrada de mais de um membro de família para fazer as compras, assim como o acesso de crianças e adolescentes.

Para estes lugares, o funcionamento só vai acontecer de segunda a sábado. Domingos e feriados eles continuarão fechados. Eventos sociais, religiosos, culturais e outros que possam aglomerar pessoas continuam proibidos.

Segundo o boletim mais recente da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta terça, Cornélio Procópio tem apenas um caso confirmado da doença. O prefeito garantiu que as barreiras sanitárias continuam em algumas entradas e saídas do município.