Ações de tecnologia sobem, mas Dow Jones fecha em queda
Nova York, 21 (AE-DOW JONES) - A Bolsa de Valores de Nova York viveu mais um pregão de desempenhos divergentes entre ações de diferentes setores nesta segunda-feira (21).
As ações cíclicas recuaram, em movimento associado a uma nova alta no juro dos T-bonds. As do setor de tecnologia, porém, subiram devido a previsões positivas sobre os lucros das empresas no segundo trimestre.
"O relatório de resultados da Oracle, na semana passada, armou o palco e agora os investidores se sentem bem melhor quanto aos lucros do segundo trimestre", comentou Adam Weisman, diretor da Soundview Technology.
Entre os destaques no setor de tecnologia estavam IBM (+3,21%) e Cisco Systems (+3,14%). As ações de empresas que atuam na Internet estavam entre as que mais subiram, entre elas America Online (+3,01%), depois de a empresa anunciar uma aliança com a Hughes Electronics (cujas ações subiram 5,96%).
Entre as cíclicas que caíram os destaques foram Union Carbide (-1,93%), DuPont (-1,66%) e International paper (-1,25%). No setor de petróleo, as ações da Chevron caíram 2,68% e as da Exxon fecharam em queda de 2,64%, depois de um analista do ABN Amro rebaixar suas estimativas sobre o lucro das duas empresas no segundo trimestre.
As da Coca-Cola caíram 2,96%, depois de um analista da Goldman Sachs reduzir sua prebisão de lucros, tendo em vista os problemas enfrentados pela empresa na Europa.
O índice Dow Jones fechou em queda de 39,58 pontos (0,36%), em 10.815,98 pontos. O Nasdaq avançou 66,84 pontos (2,61%), para fechar em 2.630,28 pontos (apenas 22 pontos abaixo de seu recorde). O S&P-500 subiu 6,16 pontos (0,45%), para 1.349,99 pontos. O NYSE Composite subiu 0,39 ponto (0,06%), para 636,94 pontos.
O volume negociado na Bolsa de Valores de Nova York ficou em 676,1 milhões de ações, de 902,3 milhões ontem; 1.596 ações subiram, 1.398 caíram e 548 fecharam sem variação.





