São Paulo, 18 (AE) - O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) disse agora há pouco que a Comissão Mista do Orçamento poderá ser dissolvida se não for cumprida a determinação de ouvir as lideranças do partido antes da escolha do relator do Plano Plurianual de Investimentos (PPA). Segundo ACM -- que está participando, neste momento, do lançamento da campanha de filiação nacional do PFL, em São Paulo --, a questão deverá ser resolvida até a semana que vem. "Os pareceres são todos contrários à permanência do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) como relator do PPA", afirmou ACM.
Isso porque -- disse -- o presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Gilberto Mestrinho (AM) já é do PMDB, o que impediria que a relatoria fosse ocupada por um membro do mesmo partido. Além disso, a relatoria caberia à Câmara dos Deputados e não ao Senado. "Pelo princípio de rodízio das forças, cabe ao PSDB a indicação do relator", disse.
Para ACM, cabe à presidência, através dos pedidos dos líderes de partidos, tomar as providências para fazer com que essas determinações sejam cumpridas. "Não sendo cumpridas, se elege outra comissão", afirmou. "É preciso que se coloque que a usurpação é do PMDB, que sentou lá e disse vou ser eu, no grito, uma coisa que já passou de época", explicou o senador.
ACM disse também que as informações de que o presidente Fernando Henrique Cardoso estaria apoiando o PMDB nesta questão não são verdadeiras. "Esta não é uma decisão do presidente, e sim do Congresso. O presidente não autorizou ninguém a fazer qualquer afirmação a esse respeito."

mockup