Um acidente na manhã desta quinta-feira (09) em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, deixou duas crianças mortas. O acidente foi entre um ônibus escolar da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e um trem na altura da Rua Presidente Kennedy, na Vila Rica. Além das vítimas fatais, o acidente deixou outras seis crianças feridas. A Polícia Civil de Jandaia do Sul está investigando o caso.

As imagens de câmeras de segurança de um estabelecimento mostram que, às 11h39, um carro para e logo depois, no sentido contrário, o ônibus escolar aparece nas filmagens cruzando a linha férrea. Em seguida, o trem acerta a lateral do ônibus. Ainda de acordo com as imagens, é possível ver diversas crianças sendo arremessadas para fora com o impacto da batida. O ônibus levava 25 pessoas: 22 crianças que estavam voltando para casa, duas monitoras e o motorista.

Nas imagens também é possível ver placas indicando a linha férrea e os dizeres “pare, olhe, escute”. As vítimas fatais são duas meninas. Equipes do Corpo de Bombeiros de Apucarana e de Jandaia do Sul atenderam as vítimas, que também contou com apoio aéreo e com ambulâncias de municípios vizinhos.

Segundo informações da Prefeitura de Apucarana, quatro ambulâncias foram deslocadas até a cidade vizinha para auxiliar no transporte de dez vítimas para o Hospital da Providência, em Apucarana. As crianças em estado grave foram levadas de helicóptero para hospitais de Londrina e Maringá.

A reportagem entrou em contato com a APAE de Jandaia do Sul, mas não obteve retorno. Segundo a Secretaria Municipal de Educação da cidade, as equipes estão trabalhando em conjunto na situação.

De acordo com a Polícia Civil de Jandaia do Sul, as pessoas envolvidas no acidente começaram a ser ouvidas logo após o acidente e informações a respeito do caso serão divulgadas em breve.

Em nota, a concessionária Rumo, que opera o trem, disse que a empresa "acionou imediatamente suas equipes de atendimento de emergência e também o Corpo de Bombeiros para atender a ocorrência" e que "vai colaborar com as autoridades policiais para apurar as causas do acidente". A Rumo também afirmou que "lamenta profundamente o acidente".