Acidente em Cambé mata dois e fere 11
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2005
Guilherme Gouveia<br> Reportagem Local
Cambé - Duas pessoas morreram e onze ficaram feridas em um acidente ontem à tarde na entrada de Cambé (13 km a oeste de Londrina). Um caminhão da Companhia de Desenvolvimento de Cambé (Comdec), que transportava na carroceria operários que fazem serviço de manutenção urbana, cruzou a preferencial e foi atingido por um ônibus da empresa TIL Transportes Coletivos, de Londrina. Com o choque, o caminhão foi jogado em cima do canteiro. Alguns funcionários da autarquia foram arremessados com a violência da batida.
Benedito Martins, de 58 anos, e Sebastião Cândido, 53, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Seis vítimas com ferimentos leves foram encaminhadas para os hospitais de Londrina. Outras cinco, de menor gravidade, foram atendidas na Santa Casa de Cambé. De acordo com o Corpo de Bombeiros, somente um homem, que aparentava ter entre 45 e 50 anos, com fraturas no tórax, corria riscos de morte.
Parentes e amigos das vítimas estavam revoltados com a falta de segurança do transportes dos operários. Com mais de 20 anos de uso, o caminhão não oferecia cinto de segurança para quem viajava em cima da carroceria, segundo testemunhas. A rotina se repetia no início das manhãs e no finais de tarde. Cerca de 15 funcionários voltavam para casa sentados em bancos improvisados, protegido apenas por uma cobertura feita de metal.
O acidente aconteceu por volta das 18 horas, em um trecho da Avenida Roberto Conceição, a principal via de acesso ao centro de cidade. O caminhão seguia pela Rua da Luz, sentido Vila Santa Izabel. O motorista Ambrósio da Silva, 69, que está hospitalizado, não teria visto o coletivo se aproximar. De acordo com testemunhas, o ônibus não levava passageiros e descia a avenida, sentido Londrina, em alta velocidade.
O delegado Valdir Abrahão disse que a polícia vai abrir inquéritos para apurar as causas do acidente. ''Por enquanto, não é possível afirmar nada. O que temos de concreto é que o caminhão atravessou e foi atingido pelo ônibus'', afirmou. Responsáveis pela TIL e pela Comdec, que é uma autarquia da prefeitura, serão chamados para prestar depoimento, segundo Abrahão.