O acidente aéreo que resultou na morte de oito pessoas foi o terceiro registrado neste ano em Londrina e região. Em janeiro, um avião agrícola caiu sobre uma Kombi no Distrito da Warta, na zona norte de Londrina. Seis pessoas morreram. Em fevereiro, um monomotor caiu próximo a uma plantação de soja entre Jaguapitã e Porecatu. Um casal que estava a bordo morreu na queda.
O avião envolvido no acidente registrado na noite de domingo (1º) pertencia à Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil (Fenatracoop). A aeronave foi utilizada a pedido do presidente Mauri Viana. Ele participou com a família de um casamento em Cuiabá (MT).
Conforme o assessor da federação, Marcelo Silva, Viana decolou primeiro com destino a Goiânia. Ele estava com a atual esposa, a filha e o genro. Minutos depois, a segunda aeronave partiu em direção a Londrina. Nela estavam a primeira esposa de Mauri, duas filhas de outro relacionamento do presidente da federação, um neto e outros familiares. No momento do acidente, a mãe das meninas aguardava a chegada das filhas no aeroporto de Londrina.
Um representante da federação, que preferiu não se identificar, informou que a aeronave pertence à instituição há seis anos e havia passado por uma revisão completa há quatro meses, quando foram trocados os dois motores.
O piloto Antônio Viçoti estava na profissão havia mais de 35 anos. As aeronaves costumam ser utilizadas também para fins pessoais dos diretores da instituição. Neste caso, o presidente da federação arcaria com as despesas do combustível e do piloto.

SEPULTAMENTOS
Os corpos das oito vítimas do acidente aéreo seriam liberados até o final da noite de segunda pelo Instituto Médico Legal (IML) de Londrina. De acordo com Marcelo Silva, todos os sepultamentos serão realizados no final da manhã desta terça.
Os corpos do piloto Antônio Viçoti e do copiloto Henrique Moisés Cardoso serão levados a São José do Rio Preto (SP). Maria Clara Castro Viana Pereira, de 7 anos, Miguel Viana Barion, de 9, Maria Cândida Castro Viana Pereira, de 15, e Marilene Ribeiro dos Santos, ex-esposa de Mauri Viana, serão sepultados em Engenheiro Beltrão. Os corpos de Josenir Ribeiro Santos Costa, irmão de Marilene, e Cleusa dos Santos Machado, cunhada de Marilene, foram levados para Pato Branco.(V.C.)

mockup