A Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários) de Londrina encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde solicitando o empréstimo de luvas utilizadas por servidores responsáveis pela remoção e preparação de corpos, em razão do aumento de mortes na cidade nas últimas semanas.

A Acesf usa, em média, de 150 a 200 caixões por semana
A Acesf usa, em média, de 150 a 200 caixões por semana | Foto: Roberto Custódio

Assinado pelo superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, com data de terça-feira (9), o pedido é para o empréstimo de 120 caixas de luvas não estéril tamanho G. A solicitação de empréstimo já foi feita anteriormente como comprova o ofício.

"O novo pedido se deve ao aumento do numero de óbitos ocorridos nessas últimas semanas, o que provocou o aumento de consumo dos materiais e consequentemente a baixa do estoque de luvas já emprestadas anteriormente".

Procurado pela FOLHA, Deliberador informou que na quinta-feira (11) está agendado o processo licitatório para a compra de materiais e desta forma o estoque será regularizado e as luvas emprestadas devolvidas para a Secretaria de Saúde.

"É uma forma de precaução nossa, caso haja algum problema na licitação, como já aconteceu em vezes anteriores. Ocorrendo tudo bem, não teremos mais problemas", garantiu.

Caixões

Apesar do aumento de mortes causadas pela Covid-19 nas últimas semanas em Londrina, Péricles Deliberador afirmou que os óbitos pela doença ainda não impactaram significativamente na média de mortes na cidade.

O superintendente da Acesf negou que a Autarquia esteja fazendo um estoque extra de caixões. No último sábado, a Acesf recebeu 150 novas urnas.

"Temos um contrato anual e os caixões são entregues semanalmente. A nossa média de uso é de 150 a 200 caixões por semana. Sempre trabalhamos com uma margem de segurança porque não é admissível faltar estes itens quando as famílias nos procuram", frisou Deliberador. Uma nova licitação para a aquisição de mais urnas deve ser aberta em abril.

De acordo com a Acesf, a média diária de sepultamentos em Londrina é entre 20 e 25 óbitos. Na segunda-feira (8), a Autarquia registrou 29 mortes na cidade. "Destas mortes, 14 foram por Covid, sendo oito de pessoas de outros municípios.. Todas as pessoas que morrem em Londrina precisam passar pela Acesf. E muitas vezes a família prefere já adquirir aqui mesmo o caixão, o que nos obriga sempre a ter um estoque grande", apontou Deliberador.

Até às 18h de terça-feira, a Acesf já havia registrado 21 óbitos em Londrina.