Tentando frear o número de furtos e roubos, a Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) pediu que a Guarda Municipal instalasse postos fixos nos 13 cemitérios municipais e na sede do órgão, na Avenida JK, área central. A solicitação foi formalizada pelo superintendente da autarquia, Péricles Deliberador, em ofício endereçado no final de julho ao secretário de Defesa Social, Pedro Ramos.

Imagem ilustrativa da imagem Acesf pede postos fixos da GM nos cemitérios, mas secretário diz que efetivo não é suficiente
| Foto: Marcos Zanutto/27-02-19

No documento que a FOLHA teve acesso, Deliberador cita que a estratégia "certamente seria um ganho na segurança pública para os usuários dos serviços". Afirma que tem tomado medidas "com a finalidade de inibir a entrada de pessoas mal intencionadas, como ampliação de muros, iluminação interna e processo de aquisição para instalação de concertinas".

O superintendente descreve que a Acesf é responsável "pela manutenção destes espaços (cemitérios), mas não pela segurança dos locais. Com a criação da Guarda Municipal, esta ficou com a competência de realizar tal função, inclusive se esvaindo a possibilidade de contratação de empresas particulares de segurança".

A reportagem também teve acesso à resposta do secretário de Defesa Social, Pedro Ramos. No ofício, ele diz que o pedido não pode ser atendido classifica o modelo de pontos fixos como "ultrapassado". Em sua avalação, "o emprego do patrulhamento preventivo, somado ao desenvolvimento de tecnologias, é o que há de mais moderno e efetivo na segurança pública".

Ramos argumenta que, "com 319 agentes trabalhando em escala de revezamento 24 horas por dia", a Guarda Municipal "tem uma demanda gigantesca se comparada ao efetivo humano que dispõe". O secretário avalia ainda que seria importante a Acesf seguir as melhorias descritas nos planos de segurança desenvolvidos pela GM para sete cemitérios.

A FOLHA pediu entrevista com Pedro Ramos e Péricles Deliberador, mas a assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina informou que os dois não se manifestariam sobre o assunto.