São Paulo, 22 (AE) - A Associação Brasileira de Telecomunicações por assinatura (ABTA) reúne-se amanhã com o superintendente de serviços privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente, para discutir a proposta de regulamentação da Internet em alta velocidade via cabo. O presidente da ABTA, Alexandre Annemberg, antecipou que um dos temas de discussão será a limitação imposta pela Anatel a que as empresa de tevê por assinatura ofereçam Internet apenas aos seus assinates.
Isso limitaria o mercado não só das empresas de tevê por assinatura, como também dos provedores de acesso que venham a utilizar as redes de cabo de alta velocidade. A expectativa da ABTA é que a Anatel decida rever essa limitação, mas se isso não acontecer, as empresas de tevê por assinatura avaliam que esse é um problema contornável. A regulamentação da Anatel deve estar aprovada até meados de outubro.
O presidente da ABTA informou que a nova regulamentação obriga as operadoras de tevê por assinatura a darem igualde de condições a outros provedores de acesso à Internet apenas se houver capacidade nas suas redes. Ele alertou que pode haver dificuldades em algumas cidades. Na cidade de São Paulo as redes a cabo estão no limite da capacidade. Annemberg explicou que a capacidade teórica da rede é de 80 canais, mas na prática é de menos de 70, sendo que, a Globocabo e TVA já ocupam o mínimo de 60. "Tem espaço para vários provedores, mas para um número limitado de assinantes", disse. Se houver um crescimento muito grande desse serviço, as operadoras podem até vir a cancelar algum canal pago para abrir capacidade de absorver mais assinantes.

mockup