Abstenção no vestibular da Unicamp é de 7,33%
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 12 de janeiro de 2000
Por Milton Bridi e Cristina Charão
São Paulo, 12 (AE) - O número de candidatos ausentes nos quatro dias de provas da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), encerrado hoje com os exames de Matemática e Língua Estrangeira, foi considerado baixo pelo pró-reitor de graduação ¶ngelo Costelazzo. O índice de abstenção acumulado nos quatro dias chegou a 7,33%, com 1.100 dos 15.011 selecionados para a segunda fase deixando de fazer os exames.
"Este ano foram selecionados 3 mil candidatos a mais para a segunda fase e, mesmo assim, o número de abstenção permaneceu praticamente igual, o que é um bom sinal", comentou Costelazzo. Ainda segundo levantamento feito pela Comissão do Vestibular, o número de abstenção foi menor em Campinas, interior e Grande São Paulo, em comparação com o ano anterior.
"Vamos mandar um questionário para saber o que leva um candidato a pagar a taxa de inscrição, passar para a segunda fase e depois desistir de competir pela vaga", acrescentou o pró-reitor. A Unicamp vai contatar os candidatos faltosos por meio do endereço que consta da ficha de inscrição.
Salvador é recordista no número de abstenções, com 25 19%, o que representa 34 candidatos faltosos, dos 136 selecionados. Em segundo lugar está Belo Horizonte (MG), com 53 dos 228 selecionados deixando de comparecer aos quatro dias de prova, abstenção de 23,25%.
Fácil - A prova de Inglês feita hoje foi considerada fácil pelo professor do Curso e Colégio Objetivo Arno Hollander. "É um exame que não exige nada de gramática, mas muita compreensão de texto", disse. "Quem decorou regrinhas não teve vez."
O exame de Matemática não foi tão fácil, mas não impôs muitos obstáculos aos candidatos, segundo analisou o professor Giuseppe Nobiglione, também do Objetivo. Para o professor, a paciência e a tranquilidade dos vestibulandos para ler os enunciados pode ter garantido um bom resultado.
A maratona de exames prossegue ainda para os candidatos inscritos nos cursos de arquitetura, artes cênicas, dança, educação artística, música e odontologia, que farão as provas de aptidão a partir do dia 17, nas cidades onde serão ministrados os cursos. As provas são eliminatórias.
Os aprovados no vestibular da Unicamp serão conhecidos no dia 1.º de fevereiro. A matrícula este ano será feita de forma descentralizada, nas unidades que oferecem o curso, no dia 7 de fevereiro. Apenas os alunos dos cursos de tecnologia, ministrados em Limeira, e do curso de odontologia, em Piracicaba
continuarão fazendo a matrícula no Ginásio de Esportes da Unicamp, em Campinas.