O feriado do Dia da Proclamação da República, 15 de novembro, será na próxima segunda-feira e isso faz com que muita gente possa emendar a folga com o fim de semana. Neste sábado (13), o comércio de rua poderá atender das 9h às 18h, porém, muitos lojistas podem optar por antecipar o fechamento. As lojas dos shopping centers, por sua vez, abrem das 10h às 22h, e também as praças de alimentação.

Setores administrativos de órgãos públicos estarão fechados.
Setores administrativos de órgãos públicos estarão fechados. | Foto: Emerson Dias/N.Com

No domingo (14), o comércio de rua é fechado, mas as lojas dos shopping centers funcionam das 14h às 20h e as praças de alimentação das 11h às 22h. Na segunda (15), o comércio de rua permanecerá fechado. Já o horário dos shoppings para o feriado foi alterado, depois de um acordo dos shoppings centers com o SindShopping. Tanto as lojas quanto as praças de alimentação funcionam das 10h às 22h.

Na segunda-feira estarão fechados bancos e setores administrativos de órgãos públicos. Terão funcionamento normal, durante todo o final de semana, inclusive no feriado do dia 15, os plantões dos Prontos Atendimentos do Maria Cecília (18 horas) e do União da Vitória (16 horas), bem como do Jardim Leonor (24 horas), além da UPA 24 horas Maria Angélica Castoldo (Centro-Oeste).

Também continuarão funcionando, sem interrupção, o plantão do CAPS III, o PAI (Pronto Atendimento Infantil), a Maternidade Municipal Lucilla Balallai e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência). No dia do feriado, ficarão fechadas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) – inclusive aquelas mobilizadas com foco nos atendimentos de sintomas respiratórios –, além do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), a Policlínica Municipal, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) I e o CAPS AD. O funcionamento retorna na terça-feira (16).

As exceções serão as UBSs que estão realizando, exclusivamente, a vacinação contra Covid-19. No sábado (13), todas as sete unidades que atualmente oferecem o serviço vão operar normalmente, das 7h às 19h. São elas: o CCI (Centro de Imunização) da Zona Norte e as UBSs do Jardim do Sol, Alvorada, Eldorado, Ouro Branco, Ernani Moura Lima e Casoni.

No domingo (14), nenhuma unidade realizará vacinação contra Covid-19. Já no feriado de segunda-feira (15), haverá atendimento no CCI Norte, UBS Ouro Branco e UBS Eldorado. Em qualquer dia de funcionamento, serão vacinadas apenas as pessoas que estiverem com o agendamento feito pelo sistema on-line da Prefeitura.

O transporte coletivo estará com as tabelas de adotadas nos domingos e feriados. As feiras livres, feiras da lua e feiras gastronômicas terão funcionamento normal.

Durante todo o final de semana e período do feriado, a Guarda Municipal de Londrina (GML) continuará operando normalmente, 24 horas por dia. A população pode registrar denúncias e ocorrências pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil). A Acesf não terá atendimentos administrativos durante este final de semana e feriado. A retomada será na terça (16). Os atendimentos funerários continuam 24h, todos os dias da semana, inclusive no feriado. O Restaurante Popular estará fechado na próxima segunda-feira (15). O espaço será reaberto no dia seguinte.

Os serviços de remoção de entulhos, varrição, desobstrução de bueiros, capina e roçagem do mato, entre outros, serão suspensos no feriado e voltarão a ser desenvolvidos na terça-feira (16). Os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela, nas regiões leste e norte, permanecerão fechados para o recebimento de resíduos. A reabertura dos portões será no dia seguinte, das 8h às 17h.

A coleta do lixo, responsável pela retirada do rejeito e dos materiais orgânicos, será realizada sem alterações. Já o recolhimento dos recicláveis será conforme escala de cada cooperativa de catadores: Cooperoeste e Cooper Região adiantaram a coleta para sexta-feira (12) e folgarão no feriado. A Cooper Refum irá atuar no feriado normalmente. A Coopernorth, Coocepeve, Cooper Mudança e Ecorecin não trabalham na segunda-feira e compensarão fazendo a coleta na terça-feira (16).

Os parques estaduais ficam abertos normalmente. O Jardim Botânico de Londrina funcionará no sábado e no domingo das 8h às 18h. Na segunda-feira (15), feriado da Proclamação da República, o local não irá funcionar. Já o Parque Arthur Thomas não funcionará em nenhum dos três dias.

REPARTIÇÕES ESTADUAIS

As repartições públicas estaduais terão escala especial e a maioria fecha na segunda-feira. As unidades da Ceasa de Londrina e Maringá estarão abertas nesta segunda-feira. Todos os serviços operacionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná estarão disponíveis à população normalmente. Além dos postos físicos, os cidadãos podem acessar os serviços 24 horas por dia pelo aplicativo 190 PR e os telefones 190, da Polícia Militar, e 193, do Corpo de Bombeiros. Os setores administrativos da corporação deixarão de funcionar, com retorno a partir de terça-feira. As delegacias vão atender em regime de plantão, exceto as de área administrativa.

Os serviços de medicina legal e criminalística para atendimento a mortes violentas da Polícia Científica funcionarão em regime de plantão. As penitenciárias e cadeias públicas em todo o Estado vão funcionar normalmente em regime plantão, exceto as áreas administrativas que retornam após o feriado. Neste fim de semana as visitas serão feitas somente virtualmente.

Na Copel não haverá atendimento presencial na segunda-feira, mas os clientes podem acessar o site www.copel.com, pelo aplicativo Copel e pelo WhatsApp 41 3013-8973. As agências da da Sanepar fecham na segunda. No caso da companhia de água, o atendimento por telefone funciona 24 horas: 0800 200 0115.

As Farmácias do Governo estarão fechadas na segunda-feira, assim como as salas de coleta da Hemepar estarão fechadas.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.