Pelo menos 2,4 mil pessoas participaram ontem em Londrina do "Abraço no Lago Igapó 2". A sétima edição do evento ocorreu pela manhã, dentro das atividades da 15ª Semana Municipal da Paz, promovida pelo Conselho Municipal da Cultural de Paz (Compaz) e a organização não-governamental (ONG) Londrina Pazeando. Ao todo, 65 grupos da comunidade se inscreveram para participar da iniciativa. Também houve a presença de representantes de diferentes instituições religiosas da cidade, como o catolicismo, islamismo, umbanda, candomblé, espiritismo, fé bahá’i e adventismo.
O presidente do Londrina Pazeando, Luís Cládio Galhardi, explica que esta integração entre diferentes credos mostra como a tolerância às diferenças se faz um passo importante no estabelecimento de uma cultura de paz no dia a dia. "Esse diálogo é muito importante neste sentido", destaca. Ele acredita que o evento de Londrina seja o maior deste porte já realizado no Paraná. "Não temos conhecimento de nenhum outro ‘abraço’ deste tamanho. É uma atitude simbólica, mas ao mesmo tempo concreta. As pessoas também se abraçam, vivem um momento de cultura de paz no lago", define.
Antes que o ‘Abraço’ acontecesse, apresentações artísticas reuniram o público em diferentes pontos do Igapó 2. Houve quem preferisse assistir ao grupo de taiko, capoeira ou ainda às músicas do grupo de Acordeon Evelina Grandis. Para uma das participantes, a acordeonista Marlene Lopes, de 65 anos, o "Abraço" representa um passo importante para marcar a conscientização da comunidade por uma sociedade não-violenta. "Não é fácil, mas essa ação já é um começo", diz.
Em visita ao Brasil, a missionária claretiana Maria Dolores Ledesma, de 41, das Filipinas, nunca havia visto uma iniciativa como o "Abraço do Igapó". "Fiquei maravilhada em ver as pessoas envolvidas pela paz", afirma. A aposentada Maria do Rosário Superbe, de 54, por sua vez, vinha sendo cobrada pelos netos, ao longo da semana, para que os levasse para participar do evento. Arthur, de 2, e Maria Isabel, de 6, deram as mãos e ajudaram a multidão a cercar o Igapó. "É um momento muito positivo. Os trouxe para que aprendam desde cedo", comenta a avó das crianças.
O encerramento do evento contou com o plantio de 240 mudas de orquídeas nativas do Paraná. A ação teve a supervisão do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria como Rotary Clube de Londrina.
Hoje, a programação da Semana Municipal da Paz traz a cerimônia de entrega da 13ª edição do livro Londrina Pazeando 2015. Será na prefeitura, às 14 horas. O material é uma coletânea de textos, desenhos e relatos sobre paz.
Os trabalhos também podem ser vistos em exposição, até o dia 30, na Mostra Compaz do Movimento pela Paz e Não-Violência, na Biblioteca Infantil de Londrina. A produção é de estudantes, pais e professores de escolas públicas e particulares do município. Na quarta-feira, haverá noite de autógrafos, às 19h, na Livraria Curitiba, no Shopping Catuaí.
Mais informações sobre a programação da Semana da Paz podem ser obtidas pelo site www.londrinapazeando.org.br.

mockup