Com a presença de poucos fiéis, manter o distanciamento não foi problema na missa da Catedral de Londrina, no domingo (9) à tarde
Com a presença de poucos fiéis, manter o distanciamento não foi problema na missa da Catedral de Londrina, no domingo (9) à tarde | Foto: Sergio Ranalli

Apesar das igrejas católicas de Londrina terem retomado missas com a presença de fiéis no último final de semana, os londrinenses terão que esperar mais alguns dias para voltar a frequentar parques e praças públicas da cidade. Em transmissão realizada pelas redes sociais na noite de domingo (9), o prefeito Marcelo Belinati anunciou que a decisão sobre a reabertura das áreas de lazer da cidade dependerá da análise de um estudo técnico da situação da pandemia de Covid-19 no município que deve ser concluído no decorrer desta semana.

“Teremos que analisar de acordo com o momento epidemiológico se será possível esta retomada. Entendemos que as pessoas querem voltar a praticar atividades físicas, mas a questão é encontrar uma maneira adequada de fazer essa flexibilização”, afirmou o prefeito.

Outro ponto abordado por Belinati foi a notícia de que por ter entrado na bandeira vermelha esta semana Londrina teria que adotar medidas mais drásticas no combate à pandemia, incluindo o fechamento do comércio local. “Em Londrina não utilizamos essa bandeira como indicador, pois ela é um instrumento muito variável, que muda muito rapidamente. Para se ter uma ideia de ontem pra hoje (9) entramos na bandeira laranja e já estamos a caminho da bandeira amarela. Ou seja, não justificaria o fechamento do comércio num dia para reabri-lo no outro”, exemplificou.

O prefeito ressaltou que o principal indicador do controle da pandemia em Londrina é o baixo índice de ocupação dos leitos de UTI. “Estamos com a taxa de ocupação em 50%. No momento não há risco de colapso no sistema de saúde. Londrina chegará a 140 novos leitos de UTI, uma das maiores ampliações do Brasil. Também temos estoque de medicamentos e equipamentos de proteção e contratamos mais 300 profissionais de saúde”.

Belinati citou o fato de Londrina apresentar um número baixo de contaminados em comparação com outras cidades do mesmo porte como um indicativo de que as estratégias adotadas pela prefeitura estão sendo adequadas. “Joinville está com 10.965 casos confirmados de Covid e Florianópolis com 7.955 casos da doença. Em Londrina, estamos com 3.709 confirmações. Mas nem por isso é para relaxar, pois estamos no momento mais delicado na transmissão da doença. A maior velocidade de circulação do vírus está acontecendo agora”, alertou.

Londrina

Conforme o boletim divulgado pela prefeitura, a cidade registrou 41 novos casos confirmados de Covid-19 e nenhum óbito causado pela doença no domingo (9). Atualmente, a cidade soma 3.750 pacientes contaminados e 131 mortes.

Paraná

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) registrou 1.063 novos casos e 75 óbitos pela Covid-19 no final de semana, no Paraná. As mortes se referem a 38 homens e 37 mulheres, com idades entre 29 e 92 anos. Um paciente morreu em 11 de julho, outro em 31 de julho e os demais entre os dias 3 e 9 de agosto. Os pacientes que faleceram residiam em: Curitiba (30), Campo Largo (4), Colombo (4), Campo Mourão (3), Arapongas (2), Fazenda Rio Grande (2), Pato Branco (2), Ponta Grossa (2), São José dos Pinhais (2). O Estado soma atualmente 88.978 casos confirmados de coronavírus e 2.319 óbitos em decorrência da doença.