8,9 mil candidatos fazem 2ª fase do vestibular da UEL
PUBLICAÇÃO
sábado, 03 de dezembro de 2016
Viviani Costa<br>Reportagem Local 

Mais de 8.900 candidatos aprovados na 1ª fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) farão entre domingo (4) e terça-feira (6) a 2ª fase do processo seletivo. Os inscritos disputam 2.480 vagas ofertadas em 53 cursos de graduação. Os portões serão abertos às 13h20 e os candidatos poderão entrar nos locais de prova até as 14 horas. Dessa vez, o campus da UEL não será utilizado na aplicação das provas. Em razão das ocupações e impasses envolvendo os universitários, a comissão organizadora optou por outros locais, como a Faculdade Pitágoras, a Unopar do Jardim Piza e a Pontifícia Universidade Católica (PUC), além dos colégios Mãe de Deus, Vicente Rijo, NEODNA, Maria do Rosário Castaldi, IEEL e Antônio Moraes de Barros.
A coordenadora de Processos Seletivos da UEL (Cops), Cristiane Medina, lembrou que os candidatos precisam imprimir um novo cartão de inscrição disponível no site da Cops para apresentá-lo neste domingo no local de prova. "Eles devem imprimir o cartão de inscrição, colar a foto 3x4 e uma cópia do RG. Os candidatos não podem se esquecer de levar um documento de identificação original com foto. Pode ser RG ou Carteira de Trabalho. Na 1ª fase, muitos candidatos não levaram o documento e ficaram de fora", alertou. Funcionários da coordenadoria farão plantão na sede da Cops no domingo para atender os candidatos que tiveram o documento roubado ou perderam o documento original. O horário de atendimento será das 8h30 às 11h30. É necessário levar o boletim de ocorrência.
No domingo, serão aplicadas as provas de língua portuguesa, literaturas em língua portuguesa, língua estrangeira e redação. Na segunda-feira, os candidatos responderão questões de conhecimento específico. As disciplinas variam de acordo com o curso pretendido. Apenas parte dos candidatos fará provas de habilidades específicas na terça-feira. Os organizadores recomendam que os inscritos estejam nos locais de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência.
Neste domingo, movimentos contrários às mudanças no pacote anticorrupção, aprovado na Câmara dos Deputados, agendaram protestos para todo o País. Em Londrina, a concentração será na Avenida Ayrton Senna, na zona sul. No entanto, Cristiane teme que os manifestantes sigam para a rotatória no cruzamento das avenidas JK e Higienópolis e atrapalhem os candidatos que farão as provas no Colégio Estadual Vicente Rijo. "A Cops pede para que as pessoas não se manifestem nas proximidades do colégio para não prejudicar os 1.200 candidatos que estarão por lá. Carro de som, por exemplo, pode atrapalhar muito a concentração dos estudantes", explicou.
Detentos das unidades 1 e 2 da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) e do Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon) também participarão da 2ª fase. A lista de aprovados será divulgada no dia 24 de janeiro. Quem não for convocado terá uma nova chance para tentar obter vaga na UEL em 2017. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que será realizado no início do ano que vem, vai oferecer 600 vagas considerando a pontuação dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em caso de dúvida, os inscritos podem ligar a Cops, no (43) 3371-4844, na manhã deste sábado e durante os dias de prova. Os pedidos de esclarecimentos também podem ser feitos no e-mail [email protected].


